UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICA APLICADA E TERMODINAMICA
DISCIPLINA: Linguagem e Ensino de Física
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FIS02-08034
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
Eletiva DefinidaFIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

1 Introdução:

1.1 a linguagem oral;

1.2 a linguagem escrita e

1.3 a linguagem gráfica.



2 Gêneros de discurso.



3 Diálogo como método de ensino aprendizagem:

3.1 tipos de diálogo;

3.2 diálogo responsivo ativo e

3.3 diálogo passivo.



4 Argumentação.



5 A influência da linguagem no ensino de Física.



OBJETIVO(S):

Apresentar aos alunos como o uso da linguagem interfere no processo de ensino e aprendizagem.

TRAVA:

68 créditos (Física - versão 7)
68 créditos (Física - versão 6)
68 créditos (Física - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

1. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 421 p.

2. GARCíA, J. R. Preguntar, indagar, compartir, cuestionar, reconsiderar, concluir...para aprender o de cómo una clase se convirtío en una comunidad de recreación cultural,Investigación en la Escuela, n. 38, 1999 .

3. GóMEZ-MOLINé, M.; SANMARTí, N.. Reflexines sobre el lenguage de las ciencias y el aprendizage: . Educación Quimica, México, v. 2, n. 11, p.266-273, abr. 2000.

4. JOBIM E SOUZA, S. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin, 2a ed. Campinas: Papirus,1995. 173 p.

5. LEMKE, J.L. . Aprender a hablar ciencia: lenguaje, aprendizaje y valores Barcelona: Paidós, 1997. 273 p.

6. LIMA, Maria da Conceição Barbosa de Almeida; CARVALHO, A. M. P. de; GONçALVES, M. E. R.. A escrita e o desenho: instrumentos para análise de evolução dos conhecimentos físicos. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 15, n. 3, p.223-242, dez. 1998.

7. LURIA, A. R.. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. 251 p.

8. MERCER, N. La construcción guiada del conocimiento: el habla de profesores e alumnos. Barcelona: Paidós, 1997. 145 p.

9.VYGOTSKY, L.S.. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 135 p.

Artigos recém publicados em periódicos da área devidamente indexados.