UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Língua Espanhola V
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ILE03-07004
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Desenvolvimento do estudo dos constituintes nominais e das relações coordenadas e subordinadas, desde perspectivas textuais e enunciativas, comparadas à gramática tradicional.



CONTEúDO PROGRAMáTICO:



Conceitos básicos: discurso, enunciado, enunciação, tipos de enunciado.

Sintagma nominal y verbal - comparação entre conceitos sobre nome e verbo em gramáticas das línguas portuguesa e espanhola.

Processos de designação.

Ofícios do substantivo

Ofícios do adjetivo e processos de adjetivação (ordem dos adjetivos no sintagma nominal; substantivação e adverbialização de adjetivos)

Processos de determinação - artigos, adjetivos possessivos, demonstrativos, indefinidos; quantificadores.

Função pronominal - Dêixis, referência anafórica e catafórica.

Orações - construções coordenadas e subordinadas - e a organização textual.

Prática oral e escrita de diferentes tipos de texto, de fontes e com objetos diversos, tanto através de habilidades receptoras quanto das produtoras.



OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:

analisar morfo-sintática e discursivamente os elementos componentes da oração e do texto;

identificar diferenças e semelhanças entre construções coordenadas e subordinadas e seus efeitos de sentido dentro do discurso;

analisar morfo-sintática e discursivamente estruturas nominais;

aplicar os conhecimentos formais e discursivos estudados no aperfeiçoamento da produção e com-preensão oral e escrita.



PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-07003 Língua Espanhola IV
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-01394 Língua Espanhola V
 
BIBLIOGRAFIA:

ALARCOS LLORACH, Emilio. Gramática de la lengua española. 1. ed. 2. reimp. Madrid : Espasa, 2000.

BON, Francisco Matte. Gramática comunicativa del español - vol. I y II. Madrid: Edelsa,1995.

BOSQUE, Ignacio. DEMONTE Violeta (Dir.). Gramática descriptiva de la lengua española. 3. reimp.. Madrid: RAE/Espasa, 2000.

CERVONI, Jean. As modalidades. In: A enunciação. São Paulo: ática, 1989.

CICUREL, Francine. Lectures interactives. Paris: Hachette, 1991.

GARCíA SANTOS, J.F. Sintaxis del español. Nivel de perfeccionamiento. Madrid: Universidad de Sala-manca/Santillana, 1993.

GILI GAYA, Samuel. Curso superior de sintaxis española. Barcelona: Biblograf, 1983.

GONZáLEZ HERMOSO, A.; CUENOT, J.R.; SáNCHEZ ALFARO, M. Gramática del español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1995.

LUNN, Patrícia V.; DECASARIS, J. A. Investigación de gramática. Boston: Heinle et Heinle, 1992.

MAINGUENAU, Dominique. Les termes clés de l´analyse du dicours. Paris: Seuil, 1996.

MOIRAND, Sophie. Une grammaire des textes et des dialogues. Paris: Hachette, 1990.

REYES, Graciela. Los procedimientos de cita: estilo directo y estilo indirecto. Madrid: Arco Libros, 1993.

-------. Los procedimientos de cita: citas encubiertas y ecos. Madrid: Arco Libros, 1994.

SECO, Manuel. Gramática esencial del español. Madrid: Aguilar, 1980.