UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Língua Espanhola II
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: ILE03-07001
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3)
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica6690
TOTAL 6 6 90

EMENTA:



- Desenvolvimento da oralidade e introdução à produção /compreensão escrita, com foco no gênero discursivo: narração.



CONTEúDO PROGRAMáTICO



GRAMáTICA

1. Modo Indicativo - Forma e emprego: pretérito imperfeito, pretérito perfeito (simples e composto), futuro do presente.

2. Os advérbios - de lugar, de tempo, de modo, de quantidade, de afirmação, de negação, de dúvida, de ordem; o emprego de muy e mucho, tanto e tan, cuanto e cuan; locuções e modos adverbiais.

3. As preposições - formas e usos.

4. A pontuação: os signos mais importantes, os signos complementares, o uso correto e adequado, o emprego das maiúsculas.

5. A acentuação ortográfica: regras gerais e particulares.

6. A separação silábica: ditongos, tritongos, letras duplas, casos especiais.

7. O artigo neutro.



EMBASAMENTO INDISPENSáVEL

1. Analogia entre palavras

2. Frases: diálogos, resumos (composição), descrição e narração, pequenas cartas, breves mensagens a parentes e amigos (aniversário, dia especial, Natal, etc).



OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:



- Usar os fonemas, entoação e ritmo da Língua Espanhola;

- Usar vocabulário, básico de acordo com os campos semânticos estudados no período;

- Identificar elementos culturais hispânicos, respeitando a idiossincresia de cada povo;

- Identificar os elementos constitutivos dos discursos descritivos, aplicando-os na produção oral e escrita.



PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-07000 Língua Espanhola I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-00706 Língua Espanhola II
 
BIBLIOGRAFIA:

- BECKER, idel. Manual de Español. SP, Livraria Nobel, 1980. 223 p.

- DICCIONARIO esencial pequeño Larousse en color. Vitoria, Ed. Larousse. 1976. Santillana de la lengua española. Madrid, Santillana, 1992.

- DURáN, José L. et TORRES, Sergio G. Diccionario de Sinónimos y Antónimos. Santiago; Zig-Zag. 1977. 342 p.

- El Pequeño Larousse - diccionario enciclopédico. bogotá, Larousse, 1997.

- FLAVIAN, Eugenia et FERNáNDEZ, Gretel Eres. Minidiccionario español/portugués - Português/espanhol. SP, ática, 1994.

- GARCíA, Maria De Los ángele J. et HERNáNDEZ, josephine S. Español sin fronteras II. SP, Scipione, 1997. 110

- GONZáLEZ HERMOSO, Alfredo. Conjugar es fácil en español. Madrid, Edelsa, 1996.

- PQUENO dicionário brasileiro esp./por.-por/esp. SP, Oficina de textos.