UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Língua Espanhola I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: ILE03-07000
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3)
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica6690
TOTAL 6 6 90

EMENTA:

Desenvolvimento da oralidade e introdução à produção/ compreensão escrita, com foco nos gêneros discursivos que apresentam características descritivas.



Conteúdo Programático:

Eixo discursivo: Gêneros discursivos que apresentam características descritivas.

Funções e situações comunicativas:

Apresentação e saudação.

Conversas telefônicas de tema descritivo.

Pedido e fornecimento de informações.

Recados escritos ou orais (secretária telefônica, telefone, etc.).

Redação de pequenos bilhetes descritivos.

Preenchimento de fichas de identificação e cadastro.

Descrições em correios amorosos, cartazes de procurados ou desaparecidos, objetos perdidos.

Instruções variadas (inclusive jogos).

Uso, consulta e confecção de cardápios.

Agenda de atividades diárias.

Manuseio e confecção de catálogos, descrições de moda, guias de turismo, horóscopo.

Manuseio e composição de curriculum vitae.

Habilidades lingüísticas desenvolvidas:

Compreensão oral de discursos descritivos.

Expressão oral criativa e comunicativa em situações descritivas diversas.

Compreensão escrita (leitura), segundo abordagens interativa e enunciativa, de textos variados em fonte e temáticas, dentro da tipologia da descrição.

Expressão crítica de textos breves, com coerência e coesão adequadas à etapa de aprendizagem lingüística e aos campos semânticos do léxico estudado, dentro da tipologia da descrição.

Campos semânticos:

O eu e o outro: corpo humano; características físicas, emocionais e intelectuais; vestuário; alimentação; ocupação; rotinas diárias; grau de parentesco.

O ambiente: tempo atmosférico e cronológico; a escola; a casa (exterior, interior, móveis e utensílios); a cidade e o campo; os transportes; o trabalho.

O mundo hispânico: a língua, os países, os tipos humanos.

Elementos sistêmicos (associados à descrição):

Conceito de gênero de discurso e tipos de texto.

Verbos: presente do indicativo, imperfeito do indicativo, futuro simples, condicional simples (gustar, poder, desear), modo imperativo, locuções/verbos que indiquem necessidade, obrigação, desejo e existência (gustar, ser necesario, deber, desear, haber).

Pronomes pessoais sujeito.

Pronomes pessoais complemento.

Formas de tratamento - tú/usted.

Artigos.

Possessivos.

Demonstrativos.

Numerais.

Alguns advérbios de lugar.

Alguns usos das preposições a, para, en, de, por, hasta e hacia.

Alguns usos de conjunções: y/e, o/u, pero.



Prática leitora:

Sensibilização para a leitura, por meio de ativação de conhecimentos prévios, em atividades de prática leitora.

Emprego em atividades práticas de leitura de procedimentos de inferência, identificação de assunto, idéias centrais e secundárias do texto, identificação de relações intertextuais no material lido, aplicação de conhecimentos sobre gramática textual à tarefa de compreensão.



OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:

usar os fonemas, entonação e ritmo próprios da Língua Espanhola, durante a produção oral;

usar vocabulário básico, de acordo com os campos semânticos estudados no período;

identificar elementos culturais hispânicos, respeitando a idiossincrasia de cada povo;

identificar os elementos constitutivos dos discursos descritivos, aplicando-os na produção oral e escrita;

desenvolver sensibilização para o processo leitor durante as atividades com texto de prática leitora;



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-00552 Língua Espanhola I
 
BIBLIOGRAFIA:

ALARCOS LLORACH, Emilio. Gramática de la lengua española. 1. ed. 2. reimp. Madrid : Espasa, 2000.

áLVAREZ, Miriam. Tipos de escrito I: narración y descripción. Madrid: Arco/Libros,1994.

BON, Francisco Matte. Gramática comunicativa del español - vol. I y II. Madrid: Edelsa,1995.

BOSQUE, Ignacio. DEMONTE Violeta (Dir.). Gramática descriptiva de la lengua española. 3. reimp.. Madrid: RAE/Espasa, 2000.

COLOMER, T. CAMPS, A. Enseñar a leer, enseñar a comprender. 1ª reimp. Madrid: Celeste Ediciones, 2000.

DENYER, Monique. La lectura: una destreza pragmática y cognitivamente activa. España: universidad Antonio de Nebrija, 1998.

DICCIONARIO esencial Santillana de la lengua española. Madrid, Santillana, 1992.

EL PEQUEñO Larousse - diccionario enciclopédico. Bogotá, Larousse, 1997.

FLAVIAN, Eugenia. FERNáNDEZ, Gretel Eres. Minidiccionario espanhol/português - português/espanhol. São Paulo, ática, 1994.

GONZáLEZ HERMOSO, Alfredo. Conjugar es fácil en español. Madrid, Edelsa, 1996.

MORENO, Francisco. GONZáLEZ, Neide Maia. Diccionario bilingüe de uso español-portugués/ português-espanhol. Madrid: Arco/Libros, 2003.

SECO, Manuel. Gramática esencial del español. Madrid: Aguilar, 1980.