UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
DISCIPLINA: Linguística IV - Linguagem e Cognição
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ILE06-06771
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Inglês (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3)
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3)
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3)
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3)
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3)
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3)
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3)
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3)
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

- Introdução ao estudo sobre linguagem e pensamento.

- Fundamentos teóricos sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem e cognição.

- Inter-relação de produção lingüística e processos cognitivos: teoria e prática.



Conteúdo Programático:

1. Conceitos Fundamentais: Linguagem, Pensamento e Mente.



2. Idéias em Linguagem e cognição.

2.1 - As idéias de Jean Piaget: O Construtivismo

2.2 - Vigotsky e o interacionismo radical

2.3 - As idéias de Noam Chomsky: o Inatismo



3. As Bases Biológicas da Linguagem.

3.1 - Estudos sobre dissociação entre aquisição da linguagem e da cognição

3.2 - Hipóteses sobre a aquisição da linguagem



4. As evidências sobre as relações linguagem e pensamento a partir da Neurolingüística.



OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:

Explicar a relação entre linguagem e pensamento tendo em vista o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem.



PRÉ-REQUISITO 1:

ILE06-05353 Linguística II - Fundamentos Teóricos
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE06-04100 Tópicos Especiais em Linguística II
 
BIBLIOGRAFIA:

CHOMSKY, N. A Linguagem e a Mente. In: LEMLE, M. LEITE, Y. (org) Novas Perspectivas Lingüísticas. Petrópolis: Vozes, 1970.

GREGOLIN-GUINDASTE, R. O Agramatismo: Um Estudo de Caso em Português. Campinas: UNICAMP, 1996.

LENNEBERG, E. A Capacidade da Aquisição da Linguagem. In: LEMLE, M. LEITE, Y. (OP. CIT.), 1970.

PIATELLI - PALMARINI, M. Teorias da Linguagem, Teorias da Aprendizagem: O debate entre Jean Piaget e Noam Chomsky. SP. Cultrix, 1983.

RAPPAPORT, C. , FIORI, W. , DAVIS, C. Teorias do Desenvolvimento: Conceitos Fundamentais. São Paulo: EPU, 1981.

VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.