UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUAD
DISCIPLINA: Educação e Saúde
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-06638
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes (versão 1) Artes Plásticas
ART - Artes (versão 1) História da Arte
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 2)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
EDU - Educação Artística (versão 1) História da Arte
ART - Educação Artística (versão 1) História da Arte
IEFD - Educação Física (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
EDU - Enfermagem (versão 2)
FIS - Física (versão 2)
FIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
IFCH - Filosofia (versão 1)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
GEO - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 1)
GEO - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 3)
GEO - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 2)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 2) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Inglês (versão 3) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 2) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 2) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 2) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 2) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 2) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 2) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 2) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 2)
IME - Matemática (versão 3)
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 1)
PSI - Psicologia (versão 2)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 1)
QUI - Química (versão 2)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Diferentes abordagens da educação e saúde. Educação e saúde direito a ser conquistado pela população organizada. Participação da escola nesse processo.

Noções básicas dos direitos constitucionais no âmbito da educação e saúde.

Análise crítica das causas.



OBJETIVO(S):

- Investigar as políticas públicas referentes a Educação e a Saúde no Brasil e no Rio de Janeiro.

- Analisar as variáveis envolvidas na promoção da Saúde da criança e do adolescente.

- Discutir o processo de crescimento e desenvolvimento do escolar e o fracasso deste.

- Avaliar as relações existentes entre educação e ambiente de vida.

- Propor a viabilização de escolas promotoras da saúde.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-04765 Biologia da Educação II
EDU06-06639 Educação Ambiental
 
BIBLIOGRAFIA:

BERJANO,Ramom;Perez,Pilar.Escuelas Generadoras de salud. Cuadernos de Pedagogia,

barcelona,n.214,1993.

COLLARES,Cecília,MOYSéS,Maria Aparecida.Educação ou saúde. caderno Cedes, São Paulo, n. 15.

1986.

DIAS, Genebaldo.Educação Ambienta!. São Paulo, Gaia, 1992.

GANDIM, danilo. A Prática do Planejamento Participativo.petrópolis , Vozes,l994.

JACOBI,Pedro. Movimentos Sociais e Políticas Públicas.São Paulo,nA, 1987

MOTTA,Denise G;BOOG,Maria Cristina .F.Educação Nutricional.São Paulo.ffiRASA, 1984.

PEREIRA LIMA, Vera. Homem D´ el Rey , DeIúce C. Educação Ambienta! (. ..)Paradigma para La

Educacion parclla Salud in XII World Conference in Health Education .Anais ...Helsinki,l991.

SANTOS, Erivaldo Pedrosa. A Educação Nutricional sob a Perspectiva da Educação Ambiental.Rio de

Janeiro, 1994.Dissertação de Mestrado, UFRJ

UNlCEF/OMSfUNESCO.Medidas Vitais. NewYork,UNlCEF,1993.

VIEIRA,Liezt. Cidadania e Globalização.Rio de Janeiro,Record, 1997.