UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Antropologia Filosófica e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-06632
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes (versão 1) Artes Plásticas
ART - Artes (versão 1) História da Arte
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 2)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
EDU - Educação Artística (versão 1) História da Arte
ART - Educação Artística (versão 1) História da Arte
IEFD - Educação Física (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
FIS - Física (versão 2)
FIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
IFCH - Filosofia (versão 1)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
GEO - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 3)
GEO - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 2)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 2) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Inglês (versão 3) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 2) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 2) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 2) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 2) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 2) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 2) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 2) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 2)
IME - Matemática (versão 3)
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 1)
PSI - Psicologia (versão 2)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 1)
QUI - Química (versão 2)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

A reflexão da antropologia filosófica, quanto à elucidação do que é o Homem, como base para análise das teorias pedagógicas e do sujeito da educação.

OBJETIVO(S):

Estudar concepções filosóficas sobre o Homem, a educação e a prática pedagógica.


BIBLIOGRAFIA:

CARINO, 1. ´Reflexões antropológico-filosóficas sobre o homem e sobre o papel da Educação´. In:

Ciências Humanas. RJ, Editora da Universidade Gama Filho, Ano IX. no 28, agosto de 1986.

____ ..´Antropologia Filosófica - estudo sobre sua fonnulação e análise de importantes concepções´

(texto inédito, digitado).

CASSIRER, Emst. ´A crise no conhecimento do Homem sobre si mesmo´. In: Antropologia Filosófica. 2a

ed., São Paulo, SP: Mestre lou, 1977, p. 15-74.

ETCHEVERRY, Auguste. O conflito actual dos humanismos. 3a ed, Porto, Livraria Tavares Martins,

1975.

FLEURl, Reinaldo Matias. ´Educação popular e concepção de ser humano´. lu: Revista Educação et

Filosofia. Uberlândia, MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, v. 7, n. 13, jan./joo.

1993, p. 129-134.

FROMM, Erich. ´A natureza do homem´. lu: Conceito marxista do Homem. 8a ed., RJ, Zahar, 1983, Capo

IV, p. 34-49.

GRANATO, Teresinha C. ´Contribuições do pensamento antropológico à Educação´. lu: Revista

Brasileira de Estudos Pedagógicos. RJ, INEP, v. 60, nO 134, abr/jun 1974, p. 227-235.

JASPERS, Karl. ´O Homem´. In: Introdução ao pensamento filosófico. SP, Cultrix, 1971, p. 45-54.

MARIAS, Julian. ´El tema deI hombre en Ia Filosofia´. In: EI tema deI hómbre. Madrid, Revista de

Occidente, 1943, p. 11-23.

MONTAGU, Ashley. ´La cuarta R´. In: Que és el hombre. B. Aires, Paidós, s/d, p. 109-125.

NOGARE, Pedro Dalle. Humanismos e anti-humanismos. ~ ed., Petrópolis, Vozes, 1985.

ORTEGA Y GASSET, José. Meditación de Ia técnica. B. Aires, Espasa-Calpe, 1939, p. 86 ss.

PATKA, Federico. ´Os problemas filosófico-antropológicos na Antiguidade grega: Sócrates, Platão e

Aristóteles´. In: Revista Brasileira de Filosofia, 4(13):54-67, jan/mar 1954.

RABUSKE, Edvino. Antropologia Filosófica. 2a ed., Petrópolis, Vozes, 1986.

SCHELER, Max. El puesto deI hombre en el cosmos. 3a ed., B. Aires, Losada, 1957.

SILVA, Sérgio Pereira da. ´Perfis de Homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica´. In:

Revista Educação et Filosofia, Uberlândia, MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia,

v. 10, n. 20,jul./dez. 1996, p. 169-184.

SKINNER, B. F. ´O que é o Homem?´. In: O mito da liberdade. SP, Summus, 1983, Capo 9, p. 139-160.

STEVENSON, Leslie. Sete teorias sobre a natureza humana. RJ, Editorial Labor do Brasil, 1976.

VAZ, Henrique Cláudio de Lima (S. 1.). Introdução. In: Antropologia Filosófica L São Paulo, SP: Loyla,

1991.