UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMAN
DISCIPLINA: Filosofia Política da Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-06631
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes (versão 1) Artes Plásticas
ART - Artes (versão 1) História da Arte
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 2)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
ART - Educação Artística (versão 1) História da Arte
EDU - Educação Artística (versão 1) História da Arte
IEFD - Educação Física (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
FIS - Física (versão 2)
FIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
IFCH - Filosofia (versão 1)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 1)
GEO - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 3)
GEO - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 2)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 2) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Inglês (versão 3) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 2) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 2) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 2) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 2) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 2) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 2) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 2) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 2)
IME - Matemática (versão 3)
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 2)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 1)
QUI - Química (versão 2)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

O sentido político da educação: a criação da pólis e a criação dos cidadãos. A instituição da cidadania na antiguidade: a educação democrática. Modernidade: a redefinição do espaço público ( do participável frente ao partilhável ). A cidadania moderna e a instituição da Escola pública. Educar o cidadão: exigências, meios e procedimentos para a educação democrática moderna. Os limites da ação da escola.

OBJETIVO(S):

Refletir sobre o sentido político da educação e da cidadania. Analisar as exigências, meios e procedimentos da ação educativa e seus limites.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-04819 Filosofia da Educação IV
EDU09-06647 Políticas Públicas em Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

AZEVEDO, Fernando. A cultura Brasileira, Brasília, Univ. Brasília, 1963.

Bczko, Bronislaw. Une éducacion pour La démocratie, Paris, Ed. Gramier Fréres, 1982.

BARBOSA, Rui. A Reforma do Ensino Primário e várias instituições complementares da Instituição pública. In: Obras Completas, Vol. X, tomos I a IV. Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo, Cia Das Letras, 1987.

__________. A formação das almas, São Paulo, Cia das Letras, 1993.

CASSIER, Ernst. A Filosofia do Iluminismo, São Paulo, Ed. Unicamp.

CASTRORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982.

___________. As Encruzilhadas do Labirinto I. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

___________. As Encruzilhadas do Labirinto II. Os Domínios do homem. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

___________. As Encruzilhadas do Labirinto III. A época do conformismo generalizado. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989.

CHâTELET, François et al. História das Idéias Políticas. Rio de Janeiro, Zahar, 1990.

CONDORCET (Marie-Jean - Antonie Cariat, Marquês de), Instrução Públicas e Organização do Ensino. Lisboa, Livraria Educação Nacional, 1943.

ELIAS, Norbet. O processo civilizador. Rio de Janeiro, Zahar Ed. 1994.

LEMME, Paschoal. Educação democrática e progressista. São Paulo, Ed. Pluma, 1961.

LOURENçOFILHO, Tendências da Educação Brasileira. São Paulo, Ed. Proprietária/ Melhoramentos, 1940, p. 109.

NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo, EPU/MEC, 1974.

PIRES DE ALMEIDA, José Ricardo. História da Instituição Pública no Brasil (1500-1889) - História e Legislação (trad. Brás. Por Antônio Chizzotti). São Paulo, INEP/PUC, 1989.

TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. São Paulo, Ed. Nacional/INL 1976.

VALLE, Lilian do. A escola imaginária. Rio de Janeiro, Ed. DPetA, 1997.