UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FILOSOFIA
DISCIPLINA: Filosofia da Ciência I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFCH03-01822
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Filosofia (versão 1)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 2)
EDU - Pedagogia (versão 2) Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau
EDU - Pedagogia (versão 2) Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Magistério em Educação de Jovens e Adultos
EDU - Pedagogia (versão 2) Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Magistério em Educação Especial
EDU - Pedagogia (versão 2) Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Magistério em Educação Infantil
EDU - Pedagogia (versão 2) Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio
EDU - Pedagogia (versão 2) Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Magistério em Educação de Jovens e Adultos
EDU - Pedagogia (versão 2) Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Magistério em Educação Especial
EDU - Pedagogia (versão 2) Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Magistério em Educação Infantil
EDU - Pedagogia (versão 2) Magistério em Educação de Jovens e Adultos
EDU - Pedagogia (versão 2) Magistério em Educação Especial
EDU - Pedagogia (versão 2) Magistério em Educação Infantil

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

- Conceito tradicional e moderno das Ciências.

- As epistemologias regionais e a nova epistemologia.

- A epistemologia genética de Piaget.

- O Racionalismo crítico de K. Popper.

- O ´novo espírito científico´ de G. Bachelard.

- A revolução científica de Thomas Kuhn.



OBJETIVO(S):

Através do desenvolvimento da epistemologia, verificar-se-á como a filosofia e a ciência ora caminharam juntas, ora se afastaram, para se encontrar de novo nos tempos modernos.


BIBLIOGRAFIA:

- A ciência como atividade humana - G.F. Kneller, Zahar, 1980.

- Epistemologia: Mario Bunge, Edusp, S. Paulo, 1980.