UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: CINECLUBISMO E FESTIVAIS
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF07-17530
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
4460
Extensão2 2 30
TOTAL 6 6 90

EMENTA:

EMENTA: História do cineclubismo. Cineclubismo na Baixada Fluminense e nas periferias brasileiras. Cartografia das mostras e festivais brasileiros. Organização e realização de cineclube e de mostra de cinema abertos para a comunidade.

OBJETIVO(S):

.Compreender as dimensões da circulação de imagens fílmicas nos circuitos cineclubistas bem como em mostras e festivais. Cineclubismo na Baixada Fluminense e nas periferias brasileiras. Cartografia das mostras e festivais brasileiros.






BIBLIOGRAFIA:



ADERALDO, Guilhermo. Reinventando a ´cidade´: disputas simbólicas em torno da produção e exibição audiovisual de ´coletivos culturais´ em São Paulo. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo,2013.

UGUSTO, Heitor ´Problema so? dos filmes ou o problema tambe?m somos no?s?´. In https://ursodelata.com/2017/02/09/problema-so-dos-filmes-ou-o-problema-tambem-somos-nos-mostra-de-tiradentes/. Acessado em 20/02/2017.

BARROS, Laam, et Freitas, Kenya. Experiência estética, alteridade e fabulação no cinema negro. Revista ECO-Pós, 21(3), 97-121. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i3.20262

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo, Edusp, 2006 [1990].

_______________________. ´Cidades e cidadãos imaginados pelos meios de comunicação´. Opinião Pública, Campinas, Vol. VIII, no1, 2002, pp. 40-53.

_______________________. Diferentes, Desiguais e Desconectados, Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 2009.

CARIBé, Pedro Andrade. Cinema de Terreiro: o audiovisual negro de Luiz Orlando nos cineclubes em Salvador. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet, Rio de Janeiro, Ed. Zahar, 2013.

Catálogo Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte. Intercâmbio Cultural Brasil - áfrica. 2021.

CIRELLO, Moira. Educação Audiovisual Popular no Brasil - Panorama 1990 - 2009. Tese (Doutorado em comunicação) - Escola de Comunicação e artes: USP, 2010.

COSTA Júnior, Hélio Moreira da. O onírico desacorrentado: o movimento cineclubista brasileiro (do engajamento estético à resistência política nos anos de chumbo - 1928 - 1988) Tese (Doutorado em história) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

DE TOMMASI, Lívia. ´Culturas de periferia: entre o mercado, os dispositivos de gestão e o agir politico´. Revista Política et Sociedade, Florianópolis, Vol 12, Nº 23, Jan/Abr de 2013. Pp 11-34. Duque de Caxias. Rio de Janeiro: FGV - CPDOC - Programa de PósGraduação em História, Política e Bens Culturais, 2007.

HB, Heraldo. Cerol Fininho da Baixada. Historias do Cineclube Mate com Angu.Rio de Janeiro: Aeroplano.2013.

MATE COM ANGU 10 Anos. Catálogo Comemorativo. Duque de Caxias: 2012.

NEPOMUCENO, Milena. Formação do curador nos festivais de cinema. (Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização) - CELACC , Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em http://www.usp.br/celacc/formacao-curador-festivais-cinema

PEREIRA, DANIEL. COLETIVOS CULTURAIS E REDE AFETIVA DE PRODUçãO CULTURAL NA BAIXADA FLUMINENSE. Monografia (PRODUçãO CULTURAL) - IFRJ, NILóPOLIS, 2016.

SILVA, Tiago de Aragão. Nas profundezas da superfície do Mate com Angu: projeções antropológicas sobre um cinema da baixada fluminense. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

SOUZA, Edileuza Penha de. Cinema na panela de barro: mulheres negras, narrativas de amor, afeto e identidade. Tese (doutorado). Tese de doutorado. Brasília: UnB, 2013.