UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2 - DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
CARGA HORÁRIA: 135 CRÉDITOS: 9 CÓDIGO: FEBF07-17526
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio7 7 105
TOTAL 9 9 135

EMENTA:



Estágio supervisionado a ser desenvolvido em escolas (turmas de Ensino Fundamental). Encontros, conversas e debates sobre o que foi vivenciado nesses espaços e suas relações com os eixos estruturantes do curso.



OBJETIVO(S):



Proporcionar as futures cineastas e/ou professores de arte e cinema a possibilidade de acompanhar, vivenciar e aprender observando e atuando em turmas de ensino fundamental.




BIBLIOGRAFIA:



ANDRé, M. E. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2005. p. 55-67.

ARROYO, Miguel González. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SEMINáRIO NACIONAL SOBRE FORMAçãO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BEISIEGEL, Celso Rui. Política e educação popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: ática, 1982

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 248, 23 dez. 1996.

CURTO, L. M.; MORILLO, M. M.; TEIXIDó, M. M. Escrever e Ler: materiais e recursos para a sala de aula. v.2. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 2ª ed.(1ª edición: 1975). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3.ed. São Paulo: Cortez et Moraes, 1980.

GANDIN, Adriana Beatriz. Metodologia de projetos na sala de aula: relato de uma experiência. São Paulo: Loyola, 2001.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PAIVA, Jane (orgs). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DPetA, 2004.

OLIVEIRA, M. K. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, Vera Masagão. Educação de Jovens e Adultos. Novos leitores, novas leituras. São Paulo: Ação Educativa, 2001.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? Cadernos de Pesquisa, n. 94, p. 58 - 73, 1995.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SAVIANI. D. Escola e democracia. 31. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SOARES, Magda. Letramento: uma proposta em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001.

VEIGA, I. P. A. (org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 7 ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.