UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: ARTE E EDUCAÇÃO 4 - O CINEMA COMO ARTE EM ESPAÇOS EDUCATIVOS
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-17521
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:



Mais de um século de cinema. A pedagogia da articulação e da combinação de fragmentos (ACF) de Alain Bergala. Análise de filmes e fragmentos centrada no ato de criação. Passagem ao ato de criação: exercícios de direção; os alunos elegem e manipulam os equipamentos cinematográficos disponíveis na universidade. Economia geral envolvida na realização de um pequeno filme: plano de trabalho (tempo de gravação, equipamentos, equipe, locações, deslocamentos, instalação etc). Operações mentais envolvidas no ato de criação: Eleição - escolher coisas no real em meio a outros possíveis. Na filmagem (cenários, atores, cores, gestos, ritmos). Na edição (as tomadas). Na mixagem (sons isolados, ambientes sonoros); Disposição - posicionar as coisas uma em relação às outras. Na filmagem (os atores, o cenário, os objetos, os figurantes etc). Na edição (determinar a ordem relativa dos planos). Na mixagem (dispor os ambientes e sons isolados em relação às imagens); Ataque - decidir o ângulo ou o ponto de ataque às coisas que se escolheu e dispôs. Na filmagem: decidir o ataque da câmera (em termos de distância, eixo, altura, objetiva, movimentos) e do(s) microfone. Na montagem, uma vez escolhidos e dispostos os planos, decidir o corte de entrada e saída. Na mixagem, mesma coisa com sons. Aspectos fílmicos trabalhados: O Ponto de vista; O Plano; Espaço real e espaço fílmico; Tempo real e tempo fílmico; Perspectiva; Figura e fundo; Campo e contracampo (mostrar e esconder); A Luz; A cor; O som; Movimentos de câmera; Atores e jogos de cena; Montagem e edição; O roteiro. Fazendo filmes com o celular.

Cinema brasileiro. Cinema latino-americano. Cinema africano e diaspórico. Filmes de exílio. Documentários, ficções, filmes experimentais, filmes de arquivo, filmes epistolares etc. Interseções entre cinema e arte.



OBJETIVO(S):



Fornecer subsídios teóricos e práticos avançados para uma abordagem do cinema como arte (centrada no ato de criação) na escola. Conhecer e dabater filmografias de distintos estilos e origens. Ampliar o acervo fílmico e metodologias que o professor possa utilizar em sala de aula; Instrumentalizar o professor para que possa realizar produções audiovisuais de maior qualidade em sala de aula com públicos de várias idades.




BIBLIOGRAFIA:



BAKARI, Imruh. CHAM, Mbye. African Experiences of Cinema. Londres: British Film Institute. 1996.

BERGALA. Alain. A Hipótese Cinema. Rio de Janeiro: Booklink. 2008.

CARRIèRE, Jean-Claude. A Linguagem Secreta do Cinema. Rio de janeiro: Nova Fronteira. 2006.

CABO, Ricardo M. Cem mil cigarros, os filmes de Pedro Costa. Lisboa: Orfeu Negro. 2009.

COSTA, Pedro. Casa de Lava - Caderno. Alemanhã: Pierr Von Kleist Editions. 2013.

DEREN, Maya. Essential Deren. Nova Iorque: Mc Phearson et Co. 2005.

LINS, Consuelo. O Documentário de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Zahar. 2004.

MURARI, Lucas. SOMBRA, Rodrigo (orgs). O Cinema de John Akomfrah - Espectros da Diáspora. Rio de Janeiro: LDC. 2017.

NAFICY. Hamid. An Accented Cinema - Exilic and Diasporic Filmmaking. New Jersey: Princeton University Press.

NICHOLS, Bill.. São Paulo. Papirus. 2001.

STRAUSS, Frédéric; HUET, Anne. Hacer una Película. Los Pequeños Cuadernos de ´Cashiers Du Cinema´. Barcelona: Paidós. 2007.

SHOHAT, Ella. STAM, Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify. 2006.

TEIXEIRA, Francisco. Cinemas não narrativos. São Paulo: Almeida editorial. 2012.

UKADIKE. Nwachukwu Frank. Questioning African Cinema. Minnesota: University of Minnesota press. 2002.