UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF07-17519
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:



O papel social da pessoa com deficiência e altas habilidades: estigma, preconceito e discriminação; modelos explicativos da deficiência; história da educação de pessoas com deficiência; políticas internacionais e nacionais de educação especial na perspectiva inclusiva. Acessibilidade. Adequação Curricular. Cotidiano escolar e práticas inclusivas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Estimulação Precoce. Tecnologias Assistivas. Desenho Universal na aprendizagem. Conceitos, relações de ensino e estratégias de aprendizagem junto aos alunos comdeficiência física, intelectual, surdez, cegueira, baixa visão, múltiplas, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e/ou superdotação.



OBJETIVO(S):



Aproximação com o campo da Educação Especial no âmbito das políticas públicas; conhecimentos básicos sobre metodologias e estratégias de mediação junto aos alunos público-alvo da Educação Especial.




BIBLIOGRAFIA:



BRASIL. Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, Diário Oficial da União, Brasília, 26 de agosto de 2009.

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