UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO E DE PRÁTICA DE ENSINO COM ÊNFASE EM DIREÇÃO DE AR
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF07-17517
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
4460
Extensão2 2 30
TOTAL 6 6 90

EMENTA:

EMENTA:

A história, as funções e as práticas da Direção de Arte no processo de realização de uma obra audiovisual. Organização e realização de oficinas de extensão aberta para a comunidade.



OBJETIVO(S):

Proporcionar aos estudantes o conhecimento da história da Direção de Arte, de suas funções e do trabalho prático com sua equipe (cenografia, figurino, maquiagem, caracterização, produção gráfica e de objetos). .Fornecer subsídios didáticos e metodológicos para o ensino da teoria e práticas de direção de arte para grupos de variadas idades em espaços educacionais escolares e não escolares.


BIBLIOGRAFIA:



AUMONT, Jacques. A Imagem. 13ª ed. Campinas: Papirus, 1993.

BUTRUCE, Débora Lúcia Vieira. A direção de arte e a imagem cinematográfica: sua inserção no processo de criação do cinema brasileiro dos anos 1990. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Comunicação, Imagem e Informação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.

________________________; BOUILLET, Rodrigo (orgs.). A direção de arte no cinema brasileiro. Catálogo da exposição ´A direção de arte no cinema brasileiro´, Caixa Cultural, Rio de Janeiro, 2017.

CAMARGO, Roberto Gill. Função estética da luz. São Paulo: Perspectiva, 2010.

COUTO, Claudia Stancioli. O design do filme. Dissertação de Mestrado, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

ELDRIDGE, Lisa. Face Paint: the story of makeup. New York: Harry N. Abrams, 2015

HAMBURGER, Vera. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: Ed. SENAC e Edições SESC, 2014.

HOWARD, Pamela. O que é Cenografia? São Paulo: SESC, 2015.

JACOB, Elizabeth M. Um lugar para ser visto: a direção de arte e a construção da paisagem no cinema. Dissertação de Mestrado, Pós-graduação em Comunicação, Imagem e Informação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

KOHLER, Carl. História do vestuário. São Paulo: Martins Fontes, 2ª edição, 2001.

MOLINOS, Duda. Maquiagem. São Paulo: Editora SENAC, 2000.

NERO, Cyro del. Cenografia: uma breve visita. São Paulo: Claridade, 2010.

PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac, 2003.

PEREIRA, Luiz Fernando. A direção de arte: construção de um processo de trabalho. Dissertação de Mestrado, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

PEREZ, Valmir. Luz e arte: um paralelo entre as ideias de grandes mestres da pintura e o design de iluminação. São Paulo: De Maio Comunicação e Editora, 2012.

PROENçA, Graça. História da arte. São Paulo: ática, 2011.

RATTO, Gianni. Antitratado de cenografia. Variações sobre o mesmo tema. São Paulo: Senac, 1999.

SERRONI, J.C. et allii. Cenografia: um novo olhar. São Paulo: SESC, 1995.

TAYLOR, Pamela. Maquillage artistique: cinéma, télévision, théâtre. VigotMaloine, 2002.

VIANA, Fausto. O figurino teatral e as renovações do século XX. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

VITA, Ana Carlota R. A história da maquiagem, da cosmética e do penteado: em busca da perfeição. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2008.