UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: PRESERVAÇÃO E ACERVOS
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-17514
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:



Filosofia e princípios. Pressupostos básicos. Valores. Memória e acervos. Nomenclaturas e conceitos fundamentais. Suportes e mídias. Instituições. Arquivos negros e indígenas em instituições brancas. Necroarquivos - arquivos negros apenas com marcas de morte. O problema do domínio do anonimato nos arquivos negros e indígenas. A profissão e o profissional. Preservação, acesso e gestão de acervos. Identificação, catalogação, organização, higienização, manuseio, guarda, Legislação básica. Propriedade intelectual e cultural.



OBJETIVO(S):



Apresentar as principais questões contemporâneas na área da preservação e acervos, com ênfase no audiovisual. A importância da memória. Por que preservar? O que preservar? Como preservar? Onde preservar? Principais questões legais.




BIBLIOGRAFIA:



EDMONDSON, Ray. Arquivística audiovisual: filosofia e princípios / Ray Edmondson. Trad. de Carlos Roberto Rodrigues de Souza. - Brasília : UNESCO, 2017.

FRANCIS, Teri. Conversa - Festival de Cinema Negro Zozimo Bulbul. 2020.

PRENTICE, Will. GAUSTAD Lars. A Salvaguarda do Patrimônio Audiovisual. Londres,UK. Ed.IASA-TC 03, 2017.

COELHO, Maria Fernanda Curado. A experiência brasileira na conservação de acervos audiovisuais: um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo.

SOUZA, Carlos Roberto de. A Cinemateca Brasileira e a preservação de filmes no Brasil. 2009. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo.

ROCHA, C. L.; RONDINELLI, R. C. Gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais: revisitando alguns dos conceitos que as precedem. Acervo - Revista do Arquivo Nacional, v. 29, n. 2, p. 61-73, 2016.

LE GOFF Jaques. História e Memória. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1990.

PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes históricas. 2.ed., 1ª. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

LILE, Grace; NG,Yvone. Guia de arquivamento de vídeo para ativistas. São Paulo, SP;ABPA - Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, 2017.