UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: ARTE E EDUCAÇÃO 3 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE CINEMA E EDUCAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-17513
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:



O Cinema e Educação ao longo do processo histórico mundial; Trajetória do Instituto Nacional de Cinema Educativo - INCE; O papel do cinema educativo e do ensino do cinema nas escolas; Didática, currículo e avaliação no contexto da Arte-Educação. Metodologias e o ensino aprendizagem do cinema e do audiovisual nas escolas; Cinema e educação e suas diferentes pedagogias - pedagogia da criação, pedagogia do dispositivo, pedagogia do fragmento e pedagogia da montagem; A linguagem do cinema e os projetos de cinema e educação; reflexões sobre a Lei nº13.006 e a obrigatoriedade da exibição de filmes nacionais nas escola; Experiência estética e o cinema-educação; Lugar, território e novas perspectivas de um cinema-educação contra hegemônico.



OBJETIVO(S):



Compreender os fundamentos da linguagem audiovisual, sua estética e sua história, observando os múltiplos significados do cinema no espaço escolar na construção de um olhar crítico e questionador na contemporaneidade. Analisar a linguagem do cinema e a sua capacidade de potencializar na escola novas experiências e leituras do mundo através da arte, contribuindo com o desenvolvimento de competências e habilidades frente às representações hegemônicas vigentes na sociedade. Apresentar e desenvolver didáticas, currículo, avaliação e novas metodologias de ensino-aprendizagem relacionadas ao cinema e arte-educação com ênfase nas pedagogias audiovisuais desenvolvidas no espaço escolar.




BIBLIOGRAFIA:



ARAúJO, Joel Zito. A ESTéTICA DO RACISMO. (in): RAMOS, Silvia (org). Mídia e Racismo. Rio de janeiro: Pallas, 2002.pp. 64-71

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Análise do Filme. Tradução de Marcelo Félix. Lisboa: Texto et Grafia, 2013.

AUMONT, Jacques. et. al. A estética do filme. Tradução Marina Appenzeller, São Paulo:Papirus 2012.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. 7.ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

______ (org). O ensino da arte e sua história. São Paulo: MAC/USP, 1990.

______ Arte-Educação: conflitos e acertos. São Paulo: Max Limonada, 1984.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Ed. Zouk, 2012.

BERGALA, Alain. A Hipótese-Cinema. Rio de Janeiro: Booklink e CINEAD/UFRJ, 2008.

BRUZZO, C. Filme ´Ensinante´: o interesse pelo cinema educativo no Brasil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 159-173, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643849. Acesso em: 26 out. 2021.

CATELLI, Rosana. O Instituto Nacional de Cinema Educativo: o cinema como meio de comunicação e educação. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Porto Alegre, 2004. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/90893872047181935102782067419501530727.p acesso em: 25 out. 2021.

CHION, Michel. A Audiovisão: som e imagem no cinema. Portugal: Texto e Grafia, 2011.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver y Poder: La inocencia perdida: cine, televisión, ficción, documental. 1a. Ed. Buenos Aires: Aurelia Rivera; Nueva Librería. 2007.

COMPARATO, Doc. Da Criação ao Roteiro. 5a ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

EDGAR-HUNT, Robert; MARLAND John; RAWLE Steven. A linguagem do cinema. Tradução de Francine Facchin Esteves; Scientific Linguagem Ltda. Porto Alegre: Bookman, 2013.

EISENSTEIN, Sergei. O Sentido do Filme, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2002.

FRANCO, Marília. Você sabe o que foi o INCE? In: SETTON, Maria da Graça Jacinto. (org.) A cultura da mídia na escola - ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume, 2004

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: a Lei 13.006 - reflexões, perspectivas e propostas. Universo Produção, 2015.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução Daniel Miranda e Willian Oliveira. Rio de Janeiro: Puc-Rio; ApicurI, 2016.

LARROSA, Jorge (org). Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

LEFEBVRE, Henri. La producción del espacio. Traducción Emilio Martinez Gutierrez. Madrid: Capitán Swing Libros. 2013.

_______. La presencia y la ausencia - contribución a la teoría de las representaciones. Traducción Emilio óscar Barahona. México: FCE. 2006.

LEITE, Cesar; OMELCZUK, Fernanda e REZENDE, Luiz Augusto (orgs). Cinema-Educação: políticas e poéticas - 1.ed. - Macaé: Editora NUPEM, 2021.

LIPOVETSKY, Gilles y SERROY, Jean. La pantalla global: Cultura mediática y cine en la era hipermoderna - Traducción de Antonio-Prometeo Moya. Barcelona: Editorial Anagrama, 2009.

MACHADO, Arlindo. A Arte do Vídeo. 3 ed., São Paulo: Brasiliense, 1995.

MASCARELLO, F. História do Cinema Mundial. São Paulo. Campinas Papirus, 2006.

MIGLIORIN, Cézar, et BARROSO, Eliane Ivo. Pedagogias do cinema: montagem. (in): PIPANO, Isaac. Cinema de brincar. Belo Horizonte: Relicário, 2018.

MIGLIORIN, Cezar [et all] Cadernos do Inventar: cinema, educação e diretos humanos. Niterói: EDG, 2016.

MIGLIORIN, Cezar. Política. In: Inevitavelmente Cinema - educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Azougue, 2015.

NORTON, Maíra. Cinema Oficina - técnica e criatividade no ensino do audiovisual. Niterói: Eduff, 2013.

PILLOTO, Silvia Sell Duarte; SCHRAMM, Marilene;K.; CABRAL, Rozenei W. (Orgs.). Arte e o Ensino da Arte. Blumenau: Nova Letra, 2004

RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

ROSA, Cristina Souza da. Cinema Educativo do Fascismo e do Estado Novo em Comparação. In: Dossiê História e Cinema. Revista Esboços, v. 19, n.27, São Carlos: UFSC, 2012.

ROSA, Maria Cristina da. A formação do professores de arte: diversidade e

complexidade pedagógica. Florianópolis: Insular, 2005.

SETTON, M. G. J. (org.) A cultura da mídia na escola - ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume, 2005.

SOUZA, Edileuza Penha. Negritude e Educação. Vol. 1 Mazza Edições; 1ª edição (1 janeiro 2011).

SOUZA, Edileuza Penha. Negritude e Educação. Vol. 2 Mazza Edições; 1ª edição (1 janeiro 2011).

SOUZA, Edileuza Penha. Negritude e Educação. Vol. 3 Mazza Edições; 1ª edição (1 janeiro 2011).

TEIXEIRA, Castro; ASSUNçãO, Inês; LOPES, Miguel et SOUZA, José (org.) A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica Ed. 2003.

ZAVALA, Lauro (coord.) Cine Y Educación: de la teoria a la prática. México: Tipos Gráficos, 2014.