UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: ECONOMIA E POLÍTICA DO CINEMA E AUDIOVISUAL
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-17509
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:



Cinema e audiovisual; a importância estratégica das políticas públicas e privadas do cinema e do audiovisual, suas implicações legais, seus impactos mercadológicos e suas consequências socioculturais; as diferentes formas de definição e controle das informações e programações; o papel do Estado e da sociedade civil na democratização da realização e na circulação de filmes; Efeitos da globalização econômica, da mundialização cultural e da convergência digital nos produtos e negócios da mídia; as corporações midiáticas e suas formas de domínio e influência na vida social; a competitividade global e a aceleração tecnológica. Novas janelas e mercados: convergência de mídias, games, Metaverso e realidade expandida. Fomento Público (Diretor Indireto). Regulação de Mercado e Propriedade Imaterial do Setor Audiovisual: aspectos jurídicos e econômicos. Cadeia de valor a montante e a jusante. Convenção da UNESCO Sobre Diversidade Cultural, a Economia Criativa na OMC e a proteção de mercados e dos direitos culturais. Histórico das políticas públicas para o setor audiovisual. Histórico das políticas públicas para o setor audiovisual: do Instituto Nacional do Cinema Educativo ,INCE, a ANCINE. Aspectos atuais da economia do audiovisual, no contexto da economia contemporânea.



OBJETIVO(S):



Compreender, debater e ser capaz de analisar e propor ações com respeito à importância estratégica das políticas públicas e privadas do cinema e do audiovisual, suas implicações legais, seus impactos mercadológicos e suas consequências socioculturais; as diferentes formas de definição e controle das informações e programações; o papel do Estado e da sociedade civil na democratização da realização e na circulação de filmes.




BIBLIOGRAFIA:



ANCINE. Informe de mercado: Distribuição em salas - 2019. RJ: Ancine, 2020.

CUNHA, P; LARANJEIRO, C. 2016, Guiné-Bissau: do cinema de Estado ao cinema fora do Estado. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. 2016. Em https://www.academia.edu/45641079/Guin%C3%A9_Bissau_do_cinema_de_Estado_ao_cinema_fora_do_Estado, acesso em 09/12/2021.

CRUZ, JL. ARAúJO, N. Brasil: Coproduções Cinematográficas Internacionais. In: CARDOSO, JBF; SANTOS, RE. Miradas sobre o cinema íbero Latino-americano contemporâneo (org´s.). São Caetano do Sul: USCS, 2016. 168 p. (Comunicação et Inovação; 8). p. 37-58.

MELEIRO, Alessandra. Cinema e economia política. RJ: Escrituras, 2009.

MENDONçA, L.J.L.R. Cinema e indústria. SP: USP, 2007. Tese.

PRADO D. Resenha de Economia do cinema e do audiovisual v.2 - UFRJ 2014.