UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO E DE PRÁTICA DE ENSINO COM ÊNFASE EM CINEMATOGRAFIA
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-17506
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2230
Extensão2 2 30
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A transformação das câmeras ao longo do tempo e sua influência nas formas e gêneros narrativos. Câmeras analógicas e digitais e suas operações básicas. As partes da câmera. A energia (bateria ou fonte); as lentes; a mídia de gravação. O tripé. Os ajustes finos da imagem: do modo automático ao controle manual da imagem. Balanço de branco, exposição e foco. Os microfones e recursos de áudio na própria câmera e nos equipamentos externos. O quadro, o plano, os enquadramentos e os movimentos de câmera. Grua, drone e dolly. A estética padrão no cinema, no vídeo, na TV e nas plataformas digitais: transformações na materialidade da imagem. Projeto integrador: Produção e Gravação de uma Peça Audiovisual. Organização e oferta de uma oficina de extensão aberta à comunidade.





OBJETIVO(S):

Apresentar de forma teórica e prática os principais procedimentos de um operador de câmera bem como algumas noções de linguagem próprias da função. Apresentar as transformações da linguagem cinematográfica a partir da materialidade da imagem com base na tecnologia das câmeras analógicas e digitais. Estabelecer os contatos iniciais do aluno com a câmera, a fim de adquirir intimidade com o equipamento. Munir o aluno com as técnicas principais de ajuste de imagem para que ele possa captar em qualquer situação. Aprender a usar o microfone externo adequado, captando o áudio com mais qualidade. Apresentar noções de linguagem e estética padrão nas diversas mídias ao longo do tempo. Fornecer subsídios didáticos e metodológicos para o ensino da teoria e prática da cinematografia para grupos de variadas idades em espaços educacionais escolares e não escolares.


BIBLIOGRAFIA:



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SALLES, Filipe. A Câmera cinematográfica. https://hosting.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Cinema%20V%EDdeo%20e%20TV/Pesquisa/a_camera_fotografica.pdf