UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: HIST. E ANÁLISE DO CINEMA E AUDIOVISUAL NA AMÉRICA LATINA - PEDAGOGIAS DA IMAG
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-17505
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:



A América Latina como recorte estético e político. O ´povo´ e o ´popular´ como ´grandes temas´ do cinema latino-americano. O cinema latino-americano da primeira metade do século XX: as indústrias cinematográficas no México, na Argentina e no Brasil. O melodrama e a comédia como linguagens fundantes do cinema no continente. A Nueva Ola latino-americana e o cinema de intervenção política. Os paradigmas hegemônicos da estética e da crítica de cinema na América Latina. O Cinema latino-americano da ´retomada´: antigos temas, novas abordagens. O cenário cinematográfico contemporâneo no continente: a emergência das margens. Movimentos audiovisuais de periferias. O cinema indígena, o cinema negro e o cinema realizado por mulheres: a auto-representação e o direito aos meios audiovisuais. Modos de usar essas imagens e filmografia em sala de aula: imagem pedagógica x pedagogia da imagem



OBJETIVO(S):

Avaliar as abordagens do ´povo´ e das ´culturas populares´ feitas pelo cinema da América Latina no decorrer de sua história. Relacionar essas imagens com as proposições estéticas e políticas forjadas nos três grandes momentos do cinema latino-americano: a era industrial ou ´época de ouro´, a Nueva Ola e o período da retomada. Modos de usar essas imagens e filmografia em sala de aula: imagem pedagógica x pedagogia da imagem


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