UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: TEORIA E LINGUAGENS CINEMATOGRÁFICAS E AUDIOVISUAIS
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-17504
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:



Tipos de abordagens: vertente histórica com formas e contextos político- sociais. Contextualização do filme em sua sociedade e época. Estudos culturais. Cognitiva. Estruturalista e Pós-estruturalista. Principais teóricos: Münsterberg, Balázs, Tynianov, Kuleschov, Eichenbaum, Vertov, Eisenstein, Bataille, Kracauer, Bazin, Mitry, Metz, Xavier. Deleuze, Morin, Michaud. Linguagens e gêneros: a sensação dos primeiros filmes e os efeitos especiais: Meliès e os filmes sensacionais digitais. Os irmãos Lumière e o realismo no cinema e no audiovisual. A montagem e o cinema literatura: W.D. Griffith e Hollywood. A emoção narrativa: a grande forma e a pequena forma. O audiovisual não narrativo. As vanguardas europeias. Expressionismo francês, impressionismo alemão e construtivismo russo. Realismo do cinema pós-guerra. A Nouvelle Vague, o Neo-realismo e o Cinema Novo. Cinéma-verité; cinéma-stylo (Astruc). Cinema de Garagem, Cinema de Guerrilha, Novissimo Cinema Brasileiro, Cinemas das periferias. The Black Audio Film Collective (BAFC). L.A. Rebellion. Afrofuturismo. A diferença entre o significado e o referente. A organização da narrativa. Instâncias narrativas. Códigos narrativos: intriga de predestinação e função hermenêutica. Verossimilhança, verdade e simulacro. O audiovisual digital. Os filmes de plataformas.



OBJETIVO(S):



Apresentar as principais escolas cinematográficas com foco na estética e na ética dos cineastas pioneiros até o audiovisual contemporâneos. Refletir sobre a obra de autores que pensaram a arte, o fazer, a te?cnica, a transmissão e a recepc?a?o cinematogra?fica ao longo dos se?culos XIX, XX e XXI. Analisar o primeiro cinema, cinema cla?ssico, o moderno e o contemporâneo identificando os ge?neros cinematogra?ficos. Verificar a interseção entre teorias do cinema, história da arte e movimentos sociais. Técnicas de ana?lise e cri?tica de filmes e videos.




BIBLIOGRAFIA:



ALAIN MICHAUD, Philippe. Filme: por uma teoria expandida do cinema; Rio de Janeiro. Contraponto. 2014

ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema. Uma introdução; Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas; Campinas: Papirus, 2004

BAZIN, André. O cinema, ensaios. 1. ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1991

CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. (org.). O cinema e a invenção da vida moderna; São Paulo: Cosac Naify, 2001.

COUSINS, Mark. História do Cinema. Dos clássicos mudos ao cinema moderno. São Paulo, Marins Fontes. 2013

CRARY, Jonathan. Técnicas do Observador. Visão e Modernidade no século XIX. São Paulo. Ed. Contraponto. 2012

DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento: Cinema I. Portugal: Assi?rio et Alvim, 2004.

_______________ A imagem-tempo: Cinema II. Portugal: Assi?rio et Alvim, 2006.

_______________A lógica da sensação. Rio de Janeiro. Zahar. 2007

GIL, José. A Imagem Nua e as pequenas percepções. Estética e metafenomenologia. Lisboa. Relógio D´água. 2005

JENKIS, Henry. Cultura da Convergencia. SP. Editora Aeph. 2009

MORIN, Edgard. O cinema e o homem imaginário. Ensaio de Antropologia Sociológica.São Paulo. é Realizações Ed. 2014

Murari, Lucas e Sombra, Rodrigo. O Cinema de John Akomfrah - espectros da diáspora. Rio de Janeiro: Prefixo Editorial. 2017.

GAUDREAULT, André. MARION, Philippe. The end. O fim do cinema? Uma mídia em crise na era digital. SP. Papirus Ed. 2016

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicac?a?o como extenso?es do homem. Sa?o Paulo: Cultrix, 1996.

RAMOS, Ferna?o. Teoria Contempora?nea do Cinema v. 1: Po?s-Estruturalismo e Filosofia Anali?tica. Sa?o Paulo: SENAC, 2005.

RAMOS, Ferna?o. Teoria Contempora?nea do Cinema v. 2: Documenta?rio e Narratividade Ficcional. Sa?o Paulo: SENAC, 2005.



Bibliografia Complementar

EISENSTEIN. Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro, Zahar. 2002

________________O sentido do Filme. Rio de Janeiro, Zahar. 2002

KRACAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler: Uma história psicológica do cinema alemão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.MARTIN,

Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990.

METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980.

MITRY, Jean. Esthétique et psychologie du cinéma: Les formes (tomo II). Paris: Editions universitaires, 1965

MüNSTERBERG, Hugo. A memória e a imaginação. In: XAVIER, Ismail. (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal / Embrafilme, 1983, pp. 36-45.

STAM, RoberT. Introduc?a?o a? Teoria do Cinema. Campinas: papirus, 2004.

XAVIER, Ismail. A experie?ncia do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 2008.