UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO E DE PRÁTICA DE ENSINO COM ÊNFASE EM FOTOGRAFIA
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF07-17500
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
Extensão3 3 45
TOTAL 6 6 90

EMENTA:

Os pioneiros da fotografia instantânea e as origens da imagem em movimento. As vanguardas artísticas e o cinema. Fotografia e montagem. Fundamentos da iluminação cênica. Quantidade e qualidade de luz. O sentido do enquadramento: plano aberto, médio e fechado. Temperatura de cor. Movimentos de câmera e o plano sequência: tripés, gruas, carrinhos, steadicam e drones. Direção de fotografia: o papel do fotógrafo. Fluxo de trabalho: da iluminação da cena ao produto final. A película e o digital: passagens do grão ao pixel. Imagem polida e imagem poluída. A inserção de imagens fixas no filme. O fotofilme como forma. Telas, formatos e proporções: do widescreen à tela vertical. Didática e metodologias do ensino da fotografia. Organização e oferta de uma oficina de extensão aberta à comunidade.

OBJETIVO(S):

Apresentar os fundamentos da fotografia e sua aplicação na produção de imagens em movimento. Analisar a atuação do diretor de fotografia em diferentes produções. Fornecer os subsídios teóricos e, por meio de exercícios práticos, as chaves de iluminação básicas a fim de compreender e analisar o uso da luz natural e artificial em diferentes tipos de cena. Fornecer subsídios didáticos e metodológicos para o ensino da teoria e prática fotográfica para grupos de variadas idades em espaços educacionais escolares e não escolares.


BIBLIOGRAFIA:

ARONOVICH, Ricardo. Expor uma história: a fotografia do cinema. Rio de Janeiro: Gryphus, 2004.

AUMONT, Jacques. A IMAGEM. São Paulo: Papirus, 1993.

CHARNEY, Leo e Schwartz (orgs). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

CRARY, Jonathan. Suspensão da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

______________. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: contraponto, 2012

DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

_____________. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.

CAMARGO, DENISE. NEGROS FOTóGRAFOS. IN: ARAúJO, EMANOEL. (ORG.). A MãO AFROBRASILEIRA. 2ED. SãO

PAULO: IMPRENSA OFICIAL/MUSEU AFRO BRASIL, 2010, V. II, P. 170-201.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as Imagens tomam posição. O olho da história I. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

_____________________. Diante da imagem. São Paulo: editora 34, 2013.

_____________________. Remontagens do tempo sofrido. O olho da história II. Belo Horizonte: ed. UFMG, 2018.

_____________________. Imagens apesar de tudo. São Paulo: editora 34, 2020

FLUSSER, Vilém. Ensaio sobre a fotografia: por uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio D´água, 1998.

FURTADO, Beatriz (org.). Imagem Contemporânea: cinema, tv, documentário, fotografia, videoarte, games Vol. 1. São Paulo: Hedra, 2009.

FOX, Anna e CARUANA, Natascha. Por trás da imagem: pesquisa e prática em fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 20

LEON, Cristian. Imagem, mídias e telecolonialidade: rumo a uma crítica decolonial dos

estudos visuais. Epistemologias do Sul. 3, n. 1, p. 58-73, 2019

KRAKAUER, Siegfried. O ornamento da massa. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

MOURA, Edgar. 50 anos luz, câmera, ação. São Paulo: SENAC, 1999.

SALKED, Richard. Como ler uma fotografia. São Paulo, Gustavo Gili, 2014.

SARDELICH, MARIA EMILIA. LEITURA DE IMAGENS, CULTURA VISUAL E PRáTICA EDUCATIVA. 2006. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.SCIELO.BR/PDF/CP/V36N128/V36N128A09.PDF. ACESSO EM: 18 NOV. 2015.