UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ARTE 2
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF07-17498
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 6 6 90

EMENTA:

Como podemos construir uma história da arte plural, ou seja, na qual um grupo e local não se imponha como padrão geral e universal? Outras histórias da arte existem para além da que é convencionalmente ensinada. Outros personagens, temas, narrativas existem para além dos estilos, movimentos, escolas, períodos da própria disciplina. Ir além da história da Renascença, do Barroco, do Impressionismo, do Expressionismo, da abstração, da figuração, do Construtivismo, da geometria, da Pop-art, da arte minimalista ou conceitual etc., para considerar várias Histórias da Arte: a da sexualidade, a da loucura, do feminismo, histórias da colonização e do imperialismo, histórias indígenas, afro-diaspórica.

OBJETIVO(S):

Capacitar o estudante a identificar, analisar e refletir acerca da pluralidade das construções artísticas produzidas pelo ser humano. Desenvolver uma perspectiva crítica sobre aspectos sócio-históricos das manifestações artísticas. Construir ferramentas, modelos e conceitos para avaliar outras narrativas além da crítica e da história eurocêntrica.


BIBLIOGRAFIA:

BORZELLO, Frances. The naked nude. Thames et Hudson, Londres, 2012.

______________ Seeing ourselves: women´s self-portraits. London: Thames et Hudson. 2016.

_____________. World of our own: women as artists since the renaissance. London: Thames et Hudson.2000.

CHADWICK, Whitney. Women, art, and society. London: Thames et Hudson. 2020.

LOCKE, Alain. The New negro, An Interpretation. MArtini Publishing.2015.

BOYCE, Sonia. DIAWARA, Manthia. (entrevista). The Art of Identity. Transition. n. 55. 192-201.

DIAWARA, Manthia. Afro-Kitsch. In:Dent. Black Popular Culture.285-291.1992

FOSTER, Hal. The Primitive Unconscious of Modern Art, Or White Skins, Black Masks.. In: Recording Art, Spectacle, Cultural Politics. 181-208. Seattle: Bay Press.1985.

GILROY, Paul. Cruciality and the Frogs Perspective: an agenda of difficulties for the black arts movement in Britain. In: Third text. Número 5. 1989.

HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo do Rosário: O senhor do labirinto. Rio de Janeiro: Rocco. 1996.

JULIEN, Isaac. Aesthetics and Politics. Panel with Martina Attile, Reece Auguiste, Peter Gidal, Isaac Julien and Mandy Merk. In: Undercut n. 17, 32-39.1988.

JULIEN, Isaac.; MERCER, Kobena. De Margin and De Centre. Screen, volume 29, Issue 4. 1988.

LAGROU, Elis, PIMENTEL, Lúcia Gouveia e outros. Arte Indígena No Brasil: Agência, Alteridade E Relação C/ARTE. 2013.

MASP. Histórias Afro-Atlânticas. Vol. 1. Sao Paulo: MASP. 2018.

____. Histórias Afro-Atlânticas. Vol. 2. Sao Paulo: MASP. 2018.

MERCER, Kobena. Travel and See. Black Diaspora Art Practices since 1980s. London:Duke University Press.2016.

NOCHLIN, Linda. Women Artists: The Linda Nochlin Reader. London: Thameset Hudson. 2020.

PINACOTECA DE SãO PAULO. Mulheres Radicais: Arte Laino-Americana, 1960-1985. 2018

______________________. Rosana Paulino, A Costura da Memória. 2019.

POWELL, Richard J. Black Art and Culture in the 20th Century. New York:Thames et Hudson. 1997.

THOMPSON, Robert Farris, Afro-Modernism. Artforum International. Setembro.. 91-94.

TLOSTANOVA, Madina. La Aesthesis Trans-Moderna En La Zona Fronteriza Eurasiática Y El Anti-Sublime Decolonial. IN: CALLE14, volume 5, número 6. 2011

WALLACE, Michelle. Modernism, Postmodernism and the Problem of the Visual in Afro-American Culture. In: WEST, Cornell; MIN-HA, Trin T; FERGUSON, Russell, GEVER, Martha. Marginalization and Contemporary Culture. 39-50. Cambridge: MIT Press. 1990.