UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO E DE PRÁTICA DE ENSINO COM ÊNFASE EM PRODUÇÃO CINE
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF07-17494
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
4460
Extensão2 2 30
TOTAL 6 6 90

EMENTA:

Etapas da Produção Cinematográfica e Audiovisual. (Ideia, Roteiro, Projeto, Pré-Produção, Produção, Montagem de Equipes, Equipamentos, Edição, Pós-Produção e/ou Finalização. áudio. Distribuição e Postagem. Cinema, Televisão, Streaming E Redes Sociais. Formatos e Plataformas Digitais. Documentos de Produção. Didática e metodologias do cinema como arte em escola e outros espaços educativos. Organização e oferta de uma oficina de extensão aberta à comunidade.

OBJETIVO(S):

Ao final do semestre, o aluno deverá ser capaz tanto de produzir um vídeo como de ensinar todo o processo de produção de um vídeo no contexto de diferentes espaços educativos e faixas etárias, a partir de uma visão abrangente de cinema e de educação.


BIBLIOGRAFIA:

NORTON, Maíra. Cinema Oficina - técnica e criatividade no ensino do audiovisual. Niterói: Eduff, 2013.

ARTIS, A.Q. Silêncio! Filmando. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

BERGALA, Alain. A Hipótese-Cinema. Rio de Janeiro: Booklink e CINEAD/UFRJ, 2008.

CANITO,Newton. A televisão na era digital. Interatividade, convergência e novos negócios. São Paulo, Sumus. 2010.

COSTA, Fernando Morais da. A inserção do som no cinema: percalços na passagem de um meio visual para audiovisual. In: Mídia Brasileira - 2 séculos de História.

ELSAESSER, Thomas. O Cinema como arqueologia das mídias.São Paulo. SESC.2018

JENKIS Henri. Cultura da convergência. São Paulo. Aleph.2009.

MACHADO, Arlindo. Televisão levada à sério.

MARQUES, Aída. Ideias em movimento: produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro. Ed. Rocco,2007.

MIGLIORIN, Cezar [et all] Cadernos do Inventar: cinema, educação e diretos humanos. Niterói: EDG, 2016.

MIGLIORIN, Cezar. Política. In: Inevitavelmente Cinema - educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Azougue, 2015.

Moura, Edgard. 50 Anos Luz - Câmera e Ação. Senac São Paulo.

PIPANO, Isaac. Cinema de brincar. Belo Horizonte: Relicário, 2018.

RESENDE, Augusto. Microfísica do documentário. Ed. Pensamento Brasileiro.

WATTS, Harris. On Camera. Ed.Summus 1990.

ZETTE, Herbet. Manual de produção de televisão. Araçatuba,SP. Ed. Cengane. 2011.

Tutoriais e manuais disponíveis na internet.

Manual de produção audiovisual. https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/comunicacao/Manuais/manualaudiovisual/manual-de-producao-audiovisual.final.pdf