UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA E ANÁLISE DO CINEMA
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-17493
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Processo histórico e estético do advento do cinema e as diferentes abordagens que influenciaram a sociedade. Sobrevoo na história do cinema mundial para contextualizar social, política e culturalmente a realização cinematográfica. Aproximação teórica do conceito de análise de filmes. Conceito de análise fílmica. Apresentação de métodos analíticos desenvolvidos pelos críticos, historiadores e pesquisadores do cinema. Das análises sociológicas e realistas, passando pelas análises formalistas, alegóricas e narrativas. Reflexão sobre a análise fílmica e seu papel.

OBJETIVO(S):

Sobrevoo pela história do cinema mundial. Definição e análise dos principais elementos do texto fílmico e suas implicações, incluindo elementos como montagem, mise-en-scène, iluminação e estrutura narrativa.


BIBLIOGRAFIA:

ANDREW, Dudley. As principais teorias do Cinema: uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989. AUMONT, Jacques. A Estética do Filme. Campinas: Papirus, 2007.

AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.

BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra. (Orgs.). Filmes da áfrica e da diáspora: objetos de discursos. Salvador; EDUFBA, 2012.

BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando (orgs.). Cinema mundial contemporâneo. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 215-231.

BURCH, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2008.

DIAWARA, Manthia. BLACK AMERICAN CINEMA. NEW YORK: ROUTLEDGE: 1993.

METZ, Christian, A significação no Cinema. São Paulo: Perspectiva, 2010.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 1997.

MELEIRO, Alessandra (Org.) Cinema no mundo, v.1 - Africa. São Paulo: Escrituras

Editora, 2007.

NEALE, Steve et SMITH, Murray (Orgs.). Contemporary Hollywood Cinema. Routledge, 1998.

MICHEL, Marie et JULLIER, Laurent. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Senac, 2009.

PARANAGUá, Paulo Antônio. Le cinema en Amerique Latine: le miroir eclate

historiographie et comparatisme. França: Harmattan, 2000.

PARANAGUá, Paulo Antônio. Tradicion y modernidad en el cine de America Latina.

F.C.E., 2003.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Editora, 2010.

XAVIER, Ismail. A Experiência do Cinema. Editora Graal, 2008.

XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008. VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 2005.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. 2ª ed.

revisada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.