UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: EST SUP 1 - OBSERV E DIÁLOGO PRÁTICA DOCENTE, CINEMA E ARTE NA EDU BÁSICA
CARGA HORÁRIA: 135 CRÉDITOS: 9 CÓDIGO: FEBF07-17492
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio7 7 105
TOTAL 9 9 135

EMENTA:

Estágio supervisionado a ser desenvolvido em espaços de educação básica. Encontros, conversas e debates sobre os modos de trabalhar arte e cinema em sala de aulao que foi vivenciado nesses espaços e suas relações com os eixos estruturantes do curso.

OBJETIVO(S):

Proporcionar as futures professores de arte e cinema a possibilidade de observar e discutir modos de trabalhar arte e cinema em sala de aula em instituições de educação básica.


BIBLIOGRAFIA:

BERGALA, ALAIN. A HIPóTESE-CINEMA: PEQUENO TRATADO DE TRANSMISSãO DO CINEMA DENTRO E FORA DA ESCOLA. RIO DE JANEIRO : BOOKLINK/UFRJ, 2008.

CARDOSO, J. B. CENáRIO TELEVISIVO: LINGUAGENS MúLTIPLAS FRAGMENTADAS. SãO PAULO: ANNABLUME; FAPESP, 2009.

CARLóN, MARIO. DO CINEMATOGRáFICO AO TELEVISIVO: METATELEVISãO, LINGUAGEM E TEMPORALIDADE. SãO LEOPOLDO, ED. UNISINOS, 2012.

CASETTI, FRANCESCO; ODIN, ROGER. DE LA PALéO à LA NéO-TéLèVISION. IN: COMMUNICATIONS: TéLéVISION MUTATIONS, Nº 51, 1990. P. 9-26.

CHION, MICHEL. O ROTEIRO DE CINEMA. SãO PAULO: MARTINS FONTES, 1989.

DANCINGER, KEN. TéCNICAS DE EDIçãO PARA CINEMA E VíDEO. SãO PAULO: ELSEVIER, 2007.

FRESQUET, ADRIANA M. CINEMA E EDUCAçãO: REFLEXõES E EXPERIêNCIAS COM PROFESSORES E ESTUDANTES DENTRO E FORA DA ESCOLA. 1. EDITORA BELO HORIZONTE, 2013.

LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação et Educação, SP, (21): 29 a 36, maio/ago, 2001.

MOURA, EDGAR. 50 ANOS LUZ, CâMERA E AçãO. SãO PAULO: SENAC, 1999.

NACACHE, JACQUELINE. O ATOR DE CINEMA. TRAD. MARCELO FELIX. LISBOA: TEXTO et GRAFIA, 2012.

PINTO, T.M. CINEMA E EDUCAçãO: EXPERIêNCIAS SENSíVEIS, TERRITORIALIDADES E HIBRIDIZAçõES. REBECA: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL. ANO 7. VOL1, 2018

RABINGER, MICHAEL. DIREçãO DE CINEMA. RIO DE JANEIRO: CAMPUS, 2006.

VANOYE, FRANCIS. GUIONES MODELOS Y MODELOS DE GUIóN. ARGUMENTOS CLáSICOS Y MODERNOS EN EL CINE. BARCELONA/BUENOS AIRES: PAIDóS, 1996.