UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE OPERACOES E PROJETOS INDUSTRIAIS
DISCIPLINA: Práticas Extensionistas VIII-B
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 8 CÓDIGO: QUI08-17471
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaQUI - Engenharia Química (versão 6)
QUI - Engenharia Química (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Extensão8 8 120
TOTAL 8 8 120

EMENTA:

? Introdução à Extensão Universitária: Extensão universitária, suas tipologias e sua interação com o ensino e a

pesquisa. Introdução à prática da comunicação pública; Desenvolvimento de conteúdo e como convertê-lo

para formatos de mídias.

? Realização de prática de cunho extensionista (dentre as seguintes opções):

a) Atividades de divulgação científica em assuntos concernentes ao curso de Engenharia Química, seja nos

seus conteúdos básicos (Matemática, Química, Física e Biologia) ou nos conteúdos aplicados (Fenômenos de

Transporte, Operações Unitárias, etc.), com particular atenção ao desenvolvimento de vocação científica em

alunos de ensino médio e fundamental. Práticas: Desenvolvimento de textos e recursos audiovisuais de

divulgação científica relacionados ao tema selecionado, interação com a comunidade externa para

esclarecimento de dúvidas, recepção a alunos de ensino médio e fundamental em visitas à universidade, etc.

b) Capacitação de estudantes em ferramentas de programação e realização de ações de combate à exclusão

digital. Práticas: Elaboração de material didático, ministração de cursos e apoio suplementar para o uso de

softwares de programação e softwares de sistema para o público em geral.

c) Suporte acadêmico a alunos de ensino médio com interesse na área tecnológica. Práticas: Desenvolvimento

de material didático, aulas de reforço escolar, preparação de tutoriais digitais, etc.

d) Atividades de divulgação da Engenharia Química, mostrando a importância do profissional para a

sociedade, com especial enfoque a ações voltadas para alunos de ensino médio que estejam decidindo que

carreira seguir. Práticas: Desenvolvimento de material em mídia eletrônica, divulgação em redes sociais,

preparação de vídeos, esclarecimento de dúvidas, visitas a escolas, recepção de alunos de ensino médio para

visitas na universidade, etc.

e) Desenvolvimento de softwares de código aberto a serem disponibilizados para a sociedade por meio de

sites de livre acesso. Práticas: Criação de códigos computacionais capazes de resolver problemas de interesse

para a comunidade, utilização de ferramentas para disponibilização de códigos e suas respectivas atualizações

para o público, etc.

f) Atividades de prestação de serviços de cunho extensionista, capazes de contribuir para a geração de

emprego e renda. Práticas: Caracterização do problema tecnológico a ser investigado, proposição de

soluções, apresentação de resultados ao solicitante, suporte para aplicação da solução desenvolvida, etc.

? Divulgação dos resultados das atividades extensionistas: Divulgação científica em mídias digitais. Divulgação

científica em redes sociais.


OBJETIVO(S):

Apresentar aos alunos o conceito de extensão, propiciando experiência prática em atividade extensionista. Ao final

da disciplina, os alunos terão compreendido a importância da extensão realizada pela universidade para a

sociedade, tendo participado na prática de ação extensionista durante a realização da disciplina.


TRAVA:

150 créditos (Engenharia Química - versão 7)
150 créditos (Engenharia Química - versão 6)
 
BIBLIOGRAFIA:

? CREMASCO, M. A., Vale a Pena Estudar Engenharia Química, 2015

? FOGEL, K. Producing Open Source Software, Oreilly Media, 2020

? MASSARANI L. MOREIRA I. BRITTO F. Ciência e público: Caminhos da divulgação científica no Brasil. Casa da

Ciência / UFRJ. 2002

? PISANI, F.; PIOTET, D. Como a web transforma o mundo: a alquimia das multidões. Tradução de Gian Bruno

Grosso. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

? ROCHA, M. B., OLIVEIRA, R. D. V. L. (Eds.) Divulgação Científica Textos e Contextos, Livraria da Física, 2019