UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PROCESSOS QUÍMICOS
DISCIPLINA: Empreendedorismo
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: QUI07-17416
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaQUI - Engenharia Química (versão 6)
QUI - Engenharia Química (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

? Introdução ao Empreendedorismo. Definições. Formas de Empreender. Importância para a Economia.

Contexto Brasileiro e o Mundial

? Características e Habilidades Empreendedoras. Fatores Inibidores. Intra-empreendedorismo

? Atitude e espírito empreendedor. Empreendedor x Administrador. Postura Profissional x Planejamento e

Criação de Negócios. Empreendedor Corporativo x Empreendedor Social

? O processo empreendedor. O Processo Criativo. Fases. Definição de Metas e Objetivos. Diferença entre Ideia e

Oportunidade. Identificando Oportunidades de Mercado. ética. Inovação. ´Habitats´ de Inovação. Incubadoras

e Parques Tecnológicos. Redes de Relações (Network)

? Conhecendo as MPE´s no Brasil. Fontes de Financiamento e Captação de Recursos

? Gestão de Negócios. Estudo de Casos. Ferramentas

? Simulação de um modelo de negócios com vistas à sua viabilização

? Plano de Negócios. Estruturação (Finanças, Custos e Contabilidade; Estratégia e Negócios; Gestão de

operações, Meio Ambiente e Qualidade; Mercado e Marketing; e Gestão de Pessoas, Relações Trabalhistas e

Responsabilidade Social Corporativa) e Elaboração

? Identificando o Potencial Regional Local. Tópicos Atuais e Perspectivas.


OBJETIVO(S):

Apresentar uma contextualização sobre o tema empreendedorismo para o desenvolvimento e reconhecimento do

potencial empreendedor que atendam às necessidades da sociedade além de permitir que os conceitos adquiridos

possam trazer mudanças pessoais e profissionais. Desse modo, despertar no aluno uma atitude empreendedora na

identificação de oportunidades face à nova realidade do mundo do trabalho, motivando-o a desenvolver iniciativa,

criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e das implicações éticas,

equilibrando a busca de resultados práticos e inovadores com responsabilidade social e ambiental, enquanto um

ser empreendedor, tanto inserido em uma organização quanto na realização de um novo negócio.



BIBLIOGRAFIA:

? DORNELAS, José Carlos Assis; Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 2 ed. Rio de Janeiro:

Campus, 2005.

? DRUCKER, Peter. Ferdinando. Inovação e espírito empreendedor: entrepreneurship. 6. ed., 2005.

? DOLABELA, Fernando. A vez do Sonho. São Paulo: Cultura, 2000.

? TREVISAN, Antoninho. M. Empresários do futuro: como os jovens vão conquistar o mundo dos negócios.3. ed.

São Paulo:Infinito, 2000.

? DORNELAS, José Carlos Assis; Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se

diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

? PINCHOT, Gifford; PELLMAN, Ron. Intra-empreendedorismo na prática: um guia de inovação nos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

? BIRLEY, Sue; MUZYKA, Daniel F. Dominando os desafios do empreendedor. São Paulo: Makron Books,2001.

? MAXIMIANO, Antônio Casar Amaru. Administração para Empreendedores: fundamentos da criação e da

gestão de novos negócios. São Paulo: Pearlson, 2006.

? CASAROTTO FILHO, Nelson. Projeto de negócio: estratégias e estudos de viabilidade: redes de empresas,

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? PINCHOT III, Gifford. Intrapreneuring - Porque você não precisa deixar a empresa para tornar-se um

empreendedor. São Paulo:Harbra, 1989.

? SALIM, César. Administração Empreendedora: teoria e prática usando o estudo de casos. Rio de Janeiro:

Elsevier, 2004.

? SEBRAE - Fatores condicionantes de taxa de mortalidade de empresas no Brasil. Relatório de Pesquisa. Brasília:

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? MAXIMIANO, Antônio Casar Amaru. Administração de Projetos: como transformar idéias em resultados. São

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? RAMAL, RAMAL, SALIM, HOCHMAN. Construindo Planos de Negócios. Rio de Janeiro: Campus, 3ª Ed. 2005.

? RAMAL, RAMAL. Gestão de Pequenas Empresas, vols 1, 2 e 3. Fundação Roberto Marinho: 2007.

? SEBRAE/RJ. Como abrir uma empresa no Brasil. Rio de Janeiro: Ed SEBRAE, 2000.

? RAMAL, S. Pequenos Negócios em Comércio e Serviços. SENAC Nacional, 2005.

? BANGS JR, D.H. Guia Prático como abrir seu próprio negócio: um guia completo para novos empreendedores.

São Paulo: Nobel, 1997

? BARKI, R; Alzogaray, J. Guia completo de funcionamento de uma empresa: micro, média e grande. Petrópolis:

Vozes, 1992.

? DEGEN, R. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. 8. Ed. São Paulo: MacGraw-Hill, 1989.