UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Pedagogia Histórico-Crítica no ensino de ciências
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17343
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

TEORIAS PEDAGóGICAS NãO-CRíTICAS E TEORIAS CRíTICO-REPRODUTIVISTAS: PRESSUPOSTOS, FUNDAMENTOS, POSSIBILIDADES E LIMITES. MARXISMO E EDUCAçãO: PEDAGOGIAS SOCIALISTAS E A PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA. EDUCAçãO, ESCOLA E REVOLUçãO. ANTECEDENTES E FUNDAMENTOS TEóRICOS DA PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA. ENSINO DE CIêNCIAS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA: CONCEPçõES DE CIêNCIA, SOCIEDADE, NATUREZA, TRABALHO, EDUCAçãO E ESCOLA. A ORGANIZAçãO CURRICULAR A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA. PROPOSTA DE ATIVIDADES ORIENTADAS PELA PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA.

OBJETIVO(S):

- CONHECER OS PRESSUPOSTOS, FUNDAMENTOS, POSSIBILIDADES E LIMITES DAS TEORIAS PEDAGóGICAS NãO-CRíTICAS E DAS TEORIAS CRíTICO-REPRODUTIVISTAS

- APRESENTAR O HISTóRICO E OS FUNDAMENTOS TEóRICOS DA PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA

- PENSAR O ENSINO DE CIêNCIAS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA

- SUBSIDIAR O TRABALHO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA NO ENSINO DE CIêNCIAS




BIBLIOGRAFIA:

GERALDO, A. C. H. DIDáTICA DE CIêNCIAS E DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2009.

LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (ORGS). A ESCOLA PúBLICA NO BRASIL: HISTóRICA E HISTORIOGRAFIA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2005.

LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (ORGS). MARXISMO E EDUCAçãO: DEBATES CONTEMPORâNEOS. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2005.

LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (ORGS). HISTóRIA, EDUCAçãO E TRANSFORMAçãO: TENDêNCIAS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAçãO PúBLICA NO BRASIL. CAMPINAS AUTORES ASSOCIADOS, 2011.

MALANCHEN, J. CULTURA, CONHECIMENTO E CURRíCULO: CONTRIBUIçõES DA PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2016.

MARSIGLIA, A. C. G. (ORG.) PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA: 30 ANOS. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2011.

MARSIGLIA, A. C. G.; BATISTA, E. L. (ORGS). PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAçãO TRANSFORMADORA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2012.

ORSO, P. J.; MALANCHEN, J.; CASTANHA, A. P. (ORGS.). PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA, EDUCAçãO, EDUCAçãO E REVOLUçãO: 100 ANOS REVOLUçãO RUSSA. CAMPINAS: AMARZéM DO IPê, 2017.

PAGNOCELLI, C.; MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D. (ORGS.). O TRABALHO PEDAGóGICO NAS DISCIPLINAS ESCOLARES: CONTRIBUIçõES A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA. CAMPINAS: ARMAZéM DO IPê, 2016.

PINHEIRO, B. C. S. PEDAGOGUA HISTóRICO-CRíTICA NA FORMAçãO DE PROFESSORES DE CIêNCIAS. CURITIBA: APPRIS, 2016.

SANTOS, C. S. ENSINO DE CIêNCIAS: ABORDAGEM HISTóRICO-CRíTICA. CAMPINAS, AUTORES ASSOCIADOS, 2005.

SAVIANI, D. ESCOLA E DEMOCRACIA. 40. ED. (COMEMORATIVA). CAMPINAS, SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2008.

SAVIANI, D. HISTóRIA DAS IDEIAS PEDAGóGICAS NO BRASIL. 3. ED. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2010.

SAVIANI, D. PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA: PRIMEIRAS APROXIMAçõES. 11. ED. CAMPINAS, SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2011.

SAVIANI, D. SISTEMA NACIONAL DE EDUCAçãO E PLANO NACIONAL DE EDUCAçãO: SIGNIFICADO, CONTROVéRSIAS E PERSPECTIVAS. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2ª ED. VER. AMP., 2017.

SAVIANI, D; DUARTE, N. PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA E LUTA DE CLASSES NA EDUCAçãO ESCOLAR. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2012.