UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Educação Ambiental na Escola Pública
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17341
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

CONSTITUIçãO HISTóRICA, SOCIAL E POLíTICA DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA E SUAS MARCAS NA EDUCAçãO AMBIENTAL. NEZOS E TENSõES ENTRE OS CAMPOS DA EDUCAçãO AMBIENTAL E O DA EDUCAçãO. A CONSTITUIçãO SOCIO-HISTóRICA DA ESCOLA PúBLICA. A ESCOLA PúBLICA E AS POLíTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. OS CONCEITOS DE EDUCAçãO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTáVEL. PRINCíPIOS TEóRICOS E METODOLóGICOS DA EDUCAçãO AMBIENTAL. MACROTENDêNCIAS POLíTICO-PEDAGóGICAS DA EDUCAçãO AMBIENTAL. POLíTICAS PúBLICAS DE EDUCAçãO AMBIENTAL. PESQUISAS E PRáTICAS EM EDUCAçãO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PúBLICAS NO BRASIL. TEMáTICAS SOCIOAMBIENTAIS: áGUA, ALIMENTAçãO, CONSUMO, LIXO, ETC.

OBJETIVO(S):

APRESENTAR O HISTóRICO DA EDUCAçãO AMBIENTAL;

HISTORICIZAR A CONSTITUIçãO DA ESCOLA PúBLICA NO MUNDO E NO BRASIL;

DISCUTIR AS DIFERENTES PERSPECTIVAS TEóRICO-METODOLóGICAS DA EDUCAçãO AMBIENTAL;

PROBLEMATIZAR AS FORMAS DE INSERçãO DA EDUCAçãO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PúBLICAS NO BRASIL;

DEBATER ALGUMAS TEMáTICAS SOCIOAMBIENTAIS SOB O VIéS CRíTICO, VISLUMBRANDO POSSIBILIDADES DE TRABALHO NAS ESCOLAS PúBLICAS.




BIBLIOGRAFIA:

CARVALHO, I. C. M. EDUCAçãO AMBIENTAL: AFORMAçãO DO SUJEITO ECOLóGICO. SãO PAULO: CORTEZ, 2004.

GUIMARãES, M. DIMENSãO AMBIENTAL NA EDUCAçãO. CAMPINAS: PAPIRUS, 1995.

GUIMARãES, M. A FORMAçãO DE EDUCADORES AMBIENTAIS. CAMPINAS: PAPIRUS, 2004.

GUIMARãES, M. (ORG). CAMINHOS DA EDUCAçãO AMBIENTAL: DA FORMA à AçãO. CAMPINAS: PAPIRUS, 2006.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. AS MACROTENDêNCIAS POLíTICO-PEDAGóGICAS DA EDUCAçãO AMBIENTAL BRASILEIRA. AMBIENTE et SOCIEDADE, VOL. 17, N. 1, 2004, PP. 23-40.

LIMA, G. F. C. EDUCAçãO AMBIENTAL NO BRASIL: FORMAçãO, IDENTIDADES E DASAFIOS. CAMPINAS: PAPIRUS, 2011.

LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (ORGS). A ESCOLA PúBLICA NO BRASIL: HISTóRIA E HISTORIOGRAFIA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2005.

LOUREIRO, C. F. B. O MOVIMENTO AMBIENTALISTA E O PENSAMENTO CRíTICO. SãO PAULO: CORTEZ, 2003.

LOUREIRO, C. F. B. TRAJETóRIA E FUNDAMENTOS DA EDUCAçãO AMBIENTAL. SãO PAULO: CORTEZ, 2004.

LOUREIRO, C. F. B. PENSAMENTO COMPLEXO, DIALéTICA E EDUCAçãO AMBIENTAL. SãO PAULO: CORTEZ, 2006.

LOUREIRO, C. F. B. (ORG) A QUESTãO AMBIENTAL NO PENSAMENTO CRíTICO: NATUREZA, TRABALHO E EDUCAçãO. RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2007.

LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARQUES, P. P.; CASTRO, R. S. (ORGS). REPENSAR A EDUCAçãO AMBIENTAL: UM OLHAR CRíTICO. SãO PAULO: CORTEZ, 2009.

LOUREIRO, C. F. B. SUSTENTABILIDADE E EDUCAçãO: UM OLHAR DA ECONOMIA POLíTICA. SãO PAULO: CORTEZ, 2012.

LOUREIRO, C. F. B.; LAMOSA, R. A. A. EDUCAçãO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UM BALANçO CRíTICO DA DéCADA DA EDUCAçãO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTáVEL. RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2015.

LOUREIRO, C. F. B.; LIMA, M. J. G. S. A EDUCAçãO AMBIENTAL E A ESCOLA: UMA TENTATIVA DE (RE)CONCILIAçãO. IN: PAZ, R. J. (ORG). FUNDAMENTOS, REFLEXõES E EXPERIêNCIAS EM EDUCAçãO AMBIENTAL. JOãO PESSOA: EDU. UNIVERSITáRIA/UFPB, PP. 2-13, 1006.

MARQUES, L. CAPITALISMO E COLAPSO AMBIENTAL. 2 ED. CAMPINAS: EDITOA DA UNICAMP, 2016.

PORTO-GONçALVES, C. W. O DESAFIO AMBIENTAL. COLEçãO OS PORQUêS DAA DESORDEM MUNDIAL: MESTRES EXPLICAM A GLOBALIZAçãO. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2013.

TOZONI-REIS, M. F. C. EDUCAçãO AMBIENTAL: NATUREZA, RAZãO E HISTóRIA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2004.

TREIN, E. EDUCAçãO AMBIENTAL CRíTICA: CRíTICA DE QUê? REVISTA CONTEMPORâNEA DE EDUCAçãO, RIO DE JANEIRO, V. 7, N. 14, P. 295-308, AGO./DEZ. 2012.