UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Didática, Ensino híbrido e Metodologias
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17340
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Abordagem didática numa perspectiva de Ensino Híbrido e de Metodologias Ativas de Aprendizagem, tendo o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Metodologias com foco na aprendizagem ativa, colaborativa e significativa. Concepções de docência como mediação e colaboração na construção do conhecimento. Novos formatos de construção do conhecimento a partir da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. Aprendizagem centrada no aluno e na personalização do ensino.

OBJETIVO(S):

- Identificar os conceitos teórico-metodológicos do Ensino Híbrido e das Metodologias Ativas no processo de ensino-aprendizagem e suas possíveis contribuições para o campo da Didática.

- Destacar os teorias da aprendizagem que contribuem para as práticas e perspectivas ativas e centradas no aluno.

- Apresentar os diferentes modelos do Ensino Híbrido em sua articulação com os recursos tecnológicos.

- Identificar os novos ambientes educacionais e as potencialidades do trabalho a partir do Ensino Híbrido.

- Identificar as implicações na docência e na aprendizagem a partir da metodologia da Sala de aula Invertida.

- Apresentar as concepções de Pedagogia de Projetos, PBL e Storytelling, destacando a relevância de um trabalho integrador construído a partir da realidade vivenciada pelo aluno.

- Destacar as concepções de Gamificação e potencialidades para aprendizagem.






BIBLIOGRAFIA:

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BACICH, Lilian e MORáN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Penso (Edição Digital): Ebook, 2018.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuini. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

GUIMARãES, Ana Lucia. Aprendizagem Colaborativa e Redes Sociais. Experiências Inovadoras. Curitiba: Appris, 2018.

HORN; STAKER, M. B; H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MACHADO, Andreia [et al]. Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017.

MATTAR, João. Metodologias ativas para educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MIRANDA, Simão de. Estratégias Didáticas Para Aulas Criativas. São Paulo: Papirus, 2017.