UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Abordagens Didáticas das questões da diferença na educação escolar
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17339
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Preconceito e discriminação na escola: implicações de ordem didática. Diferença, igualdade e desigualdade: debates teóricos e políticos. Multiculturalismo, interculturalidade e didática: tendências e polêmicas.

OBJETIVO(S):

- Identificar e debater sobre as múltiplas manifestações da diferença na educação escolar contemporânea.

- Problematizar as diferentes abordagens das questões da diferença na educação escolar.

- Articular demandas da igualdade e direito à diferença, no âmbito da educação escolar da atualidade.




BIBLIOGRAFIA:

CANDAU, Vera Mª (org). Didática crítica intercultural. Aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.

CANDAU, Vera Mª. Sociedade, educação e cultura(s). Questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DPetA, 2003.

HALL, Stuart. As Diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, Brasília: ED. UFMG, UNESCO, 2003.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura. Um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.