UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Gestão de Políticas e Projetos Socioambientais
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17337
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Desigualdade socioeconômica e modelos econômicos versus problemáticas socioambientais que alteram e comprometem a vida do planeta e do ser humano. Macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. Concepções de gestão social (em diferentes campos de atuação e promoção da dignidade humana) e ambiental na perspectiva política de garantia de direitos humanos e sociais. Políticas, projetos e ações sociais e coletivas em escolas e demais instituições e movimentos sociais. Cidadania, usufruto de direitos e consciência ambiental. Formulação de projetos e propostas socioambientais. Metodologia, características, etapas e desenvolvimento de projetos. Legislação sobre direitos sociais, do trabalho e direito ambiental.

OBJETIVO(S):

- Refletir sobre o papel dos movimentos sociais, organizações sociais e ações coletivas em processos de demanda e formulação de políticas públicas e projetos socioambientais em inter-relação com os campos da saúde, educação, vida urbana, direitos humanos e diversidade (mulheres, jovens, negros, indígenas, quilombolas, LGBTs etc), no Brasil.

- Discutir de forma críticas diferentes concepções que perpassam a história e o campo dos direitos da cidadania em geral e da educação ambiental no Brasil e proposições de conferências internacionais que regulam o campo dos direitos sociais, da cidadania, do ambiente e sociedades sustentáveis.

- Compreender matrizes e abordagens pedagógicas produzidas por movimentos em defesa da redução da desigualdade na vida social, no trabalho, na educação, na saúde, na vida urbana e no ambiente versus modelos econômicos e produtivos, problematizando a relação ser humano-natureza e mínimo existencial para a dignidade humana, por meio de concepção crítica, emancipatória e transformadora da ciência e da tecnologia em articulação com saberes tradicionais/populares, visando à promoção da qualidade de vida.

- Compreender a dimensão educativa de projetos sociais e possíveis relações/interfaces na produção de políticas e práticas visando à formação e emancipação humanas e à consciência ambiental e planetária com vista à construção de sociedades sustentáveis.

- Estimular a participação de estudantes na formulação, implementação e avaliação de projetos socioambientais, em articulação com movimentos sociais, organizações da sociedade civil e ações coletivas.






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BIBLIOGRAFRIA COMPLEMENTAR

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