UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Concepções abordagens pedagógicas em educ. popular e educ. de jovens e adulto
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17336
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Origem, teoria e práticas da Educação Popular (EP) no Brasil. Relação entre movimentos sociais e educação popular. Círculos Populares de Cultura (CPC), formação e cultura com classes sociais desfavorecidas. Educação de Jovens e Adultos: origem e campanhas de alfabetização; ensino supletivo; programas de escolarização em redes de ensino - constituição do direito à educação. Pressupostos teóricos da EP: concepção de homens e mulheres com sujeitos históricos; sociedade como espaço democrático de exercício de direitos e participação; formação de indivíduos para emancipação humana. Pressupostos teóricos a EJA: educação básica como necessidade de formação para trabalhadores de um mundo em mudança, como sujeitos do tempo histórico. Relações entre EP e EJA a partir de contribuições e experiências de Paulo Freire.



OBJETIVO(S):

Conhecer e compreender concepções da Educação Popular: formulação/apropriação da cultura e saberes de sujeitos populares e de movimentos sociais.

- Compreender origens epistemológicas da Educação Popular e da Educação de Jovens e Adultos.

Apreender e discutir, a partir de aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos períodos de 1950 a 1970, a relevância da Educação Popular.

Reconhecer singularidades, diferenciações e aproximações entre abordagens pedagógicas na Educação Popular e na educação de Jovens e Adultos.

Analisar e compreender experiências de Educação Popular e de Educação de Jovens e Adultos.




BIBLIOGRAFIA:

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FáVERO, Osmar, CARMO, Gérson, Tavares do. Educação Popular nos Bastidores da Memória: 50 anos de educação popular 1965/2015. DVD (vídeo). Rio de Janeiro: CECIP, 2017.

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PREFEITURA SãO PAULO/INSTITUTO PAULO FREIRE. Cadernos de formação. Direitos humanos e cidadania. Educação popular e direitos humanos. Participação social e direitos humanos. Direito à cidade. Disponível em https://www.paulofreire.org/images/pdfs/livros/Cadernos_Formacao_Educacao_Popular.pdf

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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FáVERO, Osmar (org). Cultura popular educação popular: memória dos anos 60. 2.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1983.