UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: O cotidiano escolar: Uma prática social em construção
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17335
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

A compreensão global do funcionamento da instituição-escola. A relação entre os processos intra-escolares e os processos sociais mais amplos. A escola e os contextos histórico-sociais situados e determinados. A construção do processo pedagógico através das práticas dos atores sociais nele envolvidos -sujeitos da história que se efetivas, também, no cotidiano escolar. Práticas sociais transformadoras no cotidiano escolar: experiências em andamento.

OBJETIVO(S):

Analisar aspectos macro e microssociológicos da prática pedagógica. Analisar o conceito de cotidiano escolar como vinculado à emergência de novas questões no campo da educação escolar. Distinguir, na prática pedagógica inerente no cotidiano escolar, os mecanismos de dominação e resistência que permeiam a ação educativa e busca de alternativas às formas hegemônicas.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda. Tecer conhecimento em rede. In Alves, Nilda et Garcia, Regina L. (orgs) O sentido da escola. Petrópolis/RJ:DP et alii, 2008.

ALVES, Nilda.Práticas pedagógicas e imagens narrativas: memórias de processo didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.

BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: B. Brait (Org). Bakhtin: outros conceitos chave. São Paulo: Contexto, 2006.

PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda,2003.

PASSOS, Mailsa C. P. Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação. In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 51, p. 227-242,jan./mar. 2014. Editora UFPR.

PASSOS, Mailsa C. P. et QUEIROZ, Claudia Alexandre. Quando a emergência das mangas desloca as maçãs: um diálogo com crianças afro-brasileiras e o texto literário. In: LOPES, Ana Elisabete R. C., PEREIRA, Rita M. R. et SANTOS, Nubia de Oliveira (Org) Infância, Juventude e educação práticas e pesquisas em diálogo. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2015.

Dossiê ´A função política da alegria no cotidiano escolar´ (número 45) - Caderno de Pesquisa PPGE- UFES, Vitória, 2017.