UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Linguagem e Cultura Escolar I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17334
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

O papel da escola para o desenvolvimento do sujeito da idade moderna; As características intelectuais e culturais do sujeito primário da cultura escolar, bem como sua vinculação ao sujeito exemplar da cultura moderna; O impacto dos processos de escolarização sobre os sujeitos sociais em situação de diversidade e exclusão no Brasil; O impacto das mídias e instrumentos da cultura pós-industrial sobre os sujeitos escolares e sobre a cultura escolar, suas formas de ensinar, planejar e avaliar; O papel do professor e dos processos educacionais interdisciplinares na sociedade contemporânea.

OBJETIVO(S):

- Caracterizar a natureza do ofício docente no âmbito da cultura moderna, ressalvando suas transformações no tempo.

- Definir as noções de desenvolvimento humano subjacentes às práticas e às políticas de educação formal.

- Definir a noção de planejamento de ensino e suas variações em relação às diferentes concepções de desenvolvimento humano.

- Caracterizar o impacto das mídias hipertextuais contemporâneas no desenvolvimento intelectual e nos processos de inclusão dos sujeitos sociais, analisando suas consequências para o modelo de ensino-aprendizagem escolar.

- Definir o processo de letramento como um domínio interdisciplinar cujo objetivo incide sobre o desenvolvimento humano e para a integração social.




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