UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Avaliação Educacional
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17333
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Avaliação como prática subsidiária no contexto geral da ação educativa. Padrões e tendências de avaliação em diferentes abordagens da educação. Pressupostos epistemológicos da avaliação. O caráter multidimensional da avaliação: dimensões da avaliação, aspectos metodológicos. Medida e avaliação: concepções distintas. Construção de instrumentos de avaliação. Análise de resultados. Avaliação e Responsabilização educacional. Avaliação como ferramenta de investigação da prática docente.

OBJETIVO(S):

- Discutir, criticamente, o processo de avaliação educacional, visando fomentar uma prática docente comprometida com a qualidade de ensino.

- Abordar os três níveis de avaliação educacional: Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Externa e Avaliação Institucional, tendo como ênfase a avaliação como ferramenta para aprendizagem dos alunos.

- Discutir a construção de instrumentos qualitativos e quantitativos de avaliação, bem como o resultado dessas práticas.

- Discutir formas de avaliação que potencializem a aprendizagem de alunos das classes populares.

- Compreender a necessidade de promover práticas pedagógicas inclusivas a partir dos processos avaliativos cotidianos.




BIBLIOGRAFIA:

BONAMINO, Alicia. Tempos de avaliação educacional: O SAEB, seus agentes, referências e tendências. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

BROOKE, Nigel (Org.) Marcos Históricos na Reforma da Educação. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.

DEPRESBITERIS, Lea; TAVARES, Marinalva Rossi. Diversificar é Preciso: instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem. São Paulo: SENAC São Paulo, 2009.

ESTEBAN, Maria Teresa. Muitos pontos de partida, muitos pontos de chegada: a heterogeneidade no cotidiano escolar. Educ. Foco, Juiz de Fora, v. 6, n. 2, p. 49-59, set/fev 2001/2002.

ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. 3ª ed. Rio de Janeiro: DPetA, 2002.

ESTEBAN, Maria Teresa; AFONSO, Almerindo. Janela. (orgs). Olhares e interfaces: reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, 2010.

FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

FREITAS, Luiz Carlos; SORDI, Mara Regina Lemes de; MALAVASI, Maria Márcia Sigrist; FREITAS, Helena Costa Lopes de. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2012.

GUBA, Ergon G. et LINCOLN, Yvonna S. Fourth generation evaluation. Califórnia: Sage Publications, 1989.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

NEVO, David. The conceptualization of educational evaluation: na analytical review of the literature. In: HOUSE, E. R. (Ed.). New directions in educational evaluation, p. 15-29. London: Falmer, 1986.

OLIVEIRA, Ana Paula de Matos. Avaliação e Regulação da Educação: A Prova Brasil como política de regulação da rede pública do Distrito Federal. Brasília: Líber Livro, Faculdade de Educação/Universidade de Brasília, 2012.

RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Trad. De Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SACRISTáN, José Gimeno et GóMEZ, ángel. I. Perez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SANT´ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. 16. Ed.

SCRIVEN, Michel. The methodology of evaluation (AERA Monograph series on curriculum evaluation, n.1) Chicago IL: Randy McNally, 1967.

WERLE, Flávia O. C. (ORG). Avaliação em larga Escala: Foco na Escola. Brasília Líber Livro, 2010.