UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas em Projeto Político Pedagógico
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17332
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Contextos político, econômico e social das reformas educacionais das décadas de 1980 e 1990 no Brasil. Federalismo, políticas educacionais e organização dos sistemas de ensino. Descentralização da educação e consolidação da gestão democrática no Brasil. Regime de colaboração e descentralização da educação. Conselhos deliberativos na área da educação. Educação não-formal e o empowerment de grupos sociais. Conselhos escolares e gestão democrática da educação. Descentralização, democratização da educação e Projeto Político Pedagógico. O Projeto Político Pedagógico como ´inovação emancipatória ou edificante´ e como ´inovação regulatória ou técnica´. Discussão, elaboração, implementação e monitoramento/avaliação de Projetos Político Pedagógicos. Representações sociais sobre o Projeto Político Pedagógico.

OBJETIVO(S):

Entendendo que a Gestão Democrática da educação, em geral, e da escola, em particular, consiste em um fenômeno processual, cuja participação sócio-política do professor, ao lado do conjunto de outros atores sociais da ambiência interna e externa à escola, se mostra basal para a garantia da justiça social e, por conseguinte, do direito fundamental a uma educação de qualidade para todos, o curso visa fornecer subsídios aos alunos para que, quando em atividade docente em escolas públicas, ou mesmo privadas, possam atuar criticamente na discussão, elaboração, implantação, avaliação e reelaboração de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). De forma específica, objetiva o conhecimento sobre: o processo de redemocratização do Brasil e seus reflexos na formulação de políticas de descentralização e de gestão democrática da educação, a constituição dos conselhos de educação e os processos participativos no âmbito da escola, e, ainda, as práticas intraescolares de construção dos PPP, com foco nos seus aspectos conceituais, políticos, institucionais e técnicos.


BIBLIOGRAFIA:

BORGES, André. Lições de reformas da gestão educacional: Brasil, EUA e Grã-Bretanha. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.18, n. 3, p. 78-89, jul/set. 2004

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Brasília, DF: MEC/SEB, 2004.

FONSECA, Marília. Projeto político pedagógico e o Plano de Desenvolvimento da Escola: duas concepções antagônicas de gestão escolar. Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 302-318, dez. 2003.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n.50, p. 27-38, jan/mar. 2006.

MARQUES, Luciana Rosa. O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escolas nas representações sociais dos conselheiros. Educação et Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 577-597, ago.2003.

PERONI, Vera. Política educacional e papel do estado no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003, p. 21-71.

PONTES, Tatiana Pinheiro de Assis; PONTE, Mauricio Fonseca. Gestão educacional e projeto político pedagógico: refletindo sobre a educação participativa na escola. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v.14, n. 3, p. 102-110, jul./set. 2017.

SOUZA, ângelo Ricardo de. Conselho de Escola: funções, problemas e perspectivas na gestão escolar democrática. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 273-294, jan./jun. 2009.

SOUZA, Donaldo Bello de; FARIA, Lia Ciomar Macedo de. Reforma do Estado, descentralização e municipalização do ensino no Brasil: a gestão política dos sistemas públicos de ensino pós-LDB 9.394/96. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 925-944, 2004.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez. 2003.