UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas em Metodologias Ativas e Participativas
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17331
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Teorias e métodos de Desenvolvimento Humano e Aprendizagem que embasam práticas metodológicas ativas, centradas no aluno. Tendências pedagógicas na prática escolar. Definição, Caracterização e formas de realização de práticas pedagógicas ativas. Realização de atividades em três níveis: observação, planejamento e realização de atividades práticas relacionadas a pedagogias ativas. Apresentação, análise, avaliação e vivência de práticas pedagógicas ativas em diferentes abordagens pedagógicas.

OBJETIVO(S):

- Estabelecer a vinculação entre a teoria e a prática, no que se refere a práticas pedagógicas centradas no aluno.

- Conceituar, caracterizar e refletir sobre as teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem que embasam práticas pedagógicas ativas.

- Apresentar, discutir, refletir sobre práticas pedagógicas ativas como: Construtivismo, Montessori, Escola Waldorf, Escola da Ponte, Pikler, Freinet;

- Possibilitar, ao aluno, que ele conheça e identifique os princípios, teorias e processos envolvidos em diferentes abordagens pedagógicas centradas no aluno.




BIBLIOGRAFIA:

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