UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas de Subjetividade e da Formação Humana
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17329
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Análise crítica das diferentes funções e significados dos processos psicológicps à luz das teorias correntes em Psicologia e suas conexões com a prática em educação.

OBJETIVO(S):

- Discutir os principais aportes teóricos psicológicos que servem à prática docente;

- Refletir sobre a contribuição dos conhecimentos e práticas psicológicos contemporâneos para aprimoramento da prática docente.

- Contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, nas áreas de planejamento, implementação e avaliação com base nas teorias psicológicas correntres.




BIBLIOGRAFIA:

MIALARET, Gaston. Psicologia da Educação. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.