UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas com Atividades e Técnicas de Grupo
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17328
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Grupo: teorias e usos, teoria do campo e dinâmica de grupo em Kurt Lewin, o uso terapêutico dos grupos em Bion; teoria de vínculo e grupo operativo em Pichòn-Rivière, grupo focal. Uso educacional de grupos, atividades e técnicas grupais na educação.

OBJETIVO(S):

- Conhecer e refletir sobre os grupos humanos, suas dinâmicas e processos

- Conhecer as principais teorias da psicologia de grupos (Lewin; Bion; Anzieu; Pichón- Rivière) e seus diferentes usos na psicoterapia, em práticas de saúde, nas organizações de trabalho e na educação.

- Instrumentalizar o aluno com técnicas e atividades que possam ser aplicadas em situações com finalidade educacional, particularmente na escola.




BIBLIOGRAFIA:

Andaló, C. (2006). Mediação grupal: uma leitura histórico-cultural. São Paulo: Agora.

Baremblitt, G. (1986) Notas estratégicas a respeito da orientação da dinâmica de grupos na América latina. Em Baremblitt, G. (Org.) Grupos teoria e técnica. Rio de Janeiro: Edições Graal.

Bion, W. R. (1975) Experiências com grupos: os fundamentos da psicoterapia de grupos. São Paulo: Imago.

Fernandes, W. J.: Stvartman. B. et Fernandes, B. S. (Orgs) (2003). Grupos e configurações vinculares. Porto Alegre: Artmed.

Freire, M. (1997) Grupo, indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico.

Gaskell, G. (2002) Entrevistas individuais e grupais. In: Bauer, M. W. Gaskell Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4ª Edição, Vozes: Petrópolis.

Gondim, S. M. G. (2002) Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: Desafios metodológicos. Paidéia. Cadernos de Psicologia e Educação. 12(24), 149-161.

Kind, L. (2004). Notas para o trabalho com a técnica dos grupos focais. Psicologua em Revista, Belo Horizonte. 10(15), 124-136.

Lapassade, G. (1977) Grupos, organizações e instituições. Rio de Janeiro: F. Alves.

Lewin, K. (1948). Dinâmica de grupo. São Paulo: Editora Cultrix.

Marková, I.; Kitzinger, J. et Kalampalis, N. (2004) Qu´est-ce que les focus groups? Bulletin de Psycohologie, 57(3), 237-243.

Mailhiot, G. B. (1973) Dinâmica e gênese dos grupos. São Paulo: Livraria Dias Cidades.

Osório, L. C. (2003). Psicologia grupal: uma nova disciplina para o advento de uma era. Porto Alegre: Artmed.

Roso, A. (1997). Grupos focais em Psicologia Social: da teoria à prática. Psico, Porto Alegre, 28, (2), 155-169.

Pichon-Rivière, E. (1988) O processo grupal. Porto Alegre: Martins Fontes.

Pichon-Rivière, E. (1988) Teoria do vínculo. Porto Alegre: Martins Fontes.