UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas com Crianças
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17327
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

A infância com experiência humana. As crianças como sujeitos históricos e culturais, sujeito de direitos. As crianças para além da condição de aluno. Metodologias de trabalho com crianças na escola. Abordagens lúdicas na educação. O brincar livre como expressão da criança. A dimensão cultural do brincar.

OBJETIVO(S):

- Problematizar a especificidade da infância na prática pedagógica do professor e favorecer uma formação docente sensível à interlocução com as crianças.

- Conceber o brincar livre como expressão da criança permeada de dimensão cultural.

- Conhecer práticas pedagógicas com crianças.

- Construir abordagens lúdicas de trabalho docente com crianças.




BIBLIOGRAFIA:

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Augusto Boal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

BORBA, Angela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura. In: CORSINO, Patrícia (Org.) Educação Infantil: cotidiano e políticas, p. 70-78. Campinas: Autores Associados, 2009.

BROUGèRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995.

__________. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação, vol. 24, n.2, 1998.

GIRARDELLO, Gilka. Uma clareira no bosque: contar histórias na escola. Campinas: Papirus, 2014.

HOLM, Anna Marie. Eco-arte com crianças. São Paulo: Ultra Grafic Gráfica e Editora, 2017.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1980.

HOUAISS, Antônio. Brinquedos tradicionais brasileiros. São Paulo: SESC, 1983.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo. Campinas, SP: Papirus, 2003.

KISHIMOTO, T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

PIORSKI, Gandhy. Brinquedo do chão: a natureza, o Imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.

PEREIRA, Rita Marisa Ribes. Uma história cultural do brinquedo. Revista Teias, vol. 10, n. 20, p. 1-20, 2009.

WALLON, Henri. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1989.

WINNICOTT, Donald W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.