UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Atividades Práticas e Experimentais na Educação em Ciências
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17326
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Contextualização das atividades práticas e experimentais no ensino de ciências. Movimento Renovador: a história das disciplinas escolares em ciências. Os diferentes discursos das orientações da educação em ciências na confeccção de atividades práticas e experimentais no ensino de ciências. Tensões e estabilidades ligadas a práticas sociel em questão. Aexperimentação didática no ensino de ciências. A relação entre a experimentação na prática científica e na ciência escolar. Experimentação didática na formação de professores e na escola. Educação em ciências: uma construção epistemológica. Ciência tecnologia sociedade (abordagem CTS/CTSA). Atividades práticas, experimentais e atividades laboratoriais no ensino de ciências: temáticas na sala de aula e na formação de professores.

OBJETIVO(S):

Compreender o contexto das atividades práticas e experimentais no ensino de ciências. Contextualizar a mudança discursiva no ensino de ciências no que se refere as atividades práticas e experimentais como prática social. Apresentar os aspectos históricos, políticos e epistemologias que permeiam as atividades práticas e experimentais. Relacionar a experimentação na prática científica e na ciência escolar. Problematizar experimentação didática na formação de professores e na escola. Explorar as inter-relações ciência-tecnologia-sociedade (CTS). Debater algumas temáicas que permeiam a elaboração de atividades práticas e experimentais no ensino de ciências, vislumbrando possibilidades de trabalho nas escolas.


BIBLIOGRAFIA:

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