UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas em Avaliação de Aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17325
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Pressupostos epistemológicos da avaliação. Avaliação e medida: conceitos distintos. Características de diferentes instrumentos de avaliação. Planejamento dos instrumentos de avaliação. Avaliação como ferramenta de investigação da prática docente.

OBJETIVO(S):

a) Distinguir medida de avaliação, estabelecendo a relação entre medida e objetivos educacionais. b) Caracterizar diferentes instrumentos de avaliação de aprendizagem. c) Discutir a construção de instrumentos qualitativos de avaliação, bem como o resultado dessas práticas. d) Evidenciar técnicas de construção de diferentes instrumentos de avaliação.


BIBLIOGRAFIA:

BARRIGA, ángel Díaz. Uma polêmica em relação ao exame. Im: ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Petrópolis: DP et alii, 2008.

DESPRESBITERIS, Lea; TAVARES, Marivalda Rossi. Diversificar é Preciso: instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem. São Paulo: SENAC São Paulo, 2009.

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ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. 3ª ed. Rio de Janeiro: DPetA, 2002.

ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da escola. Revista Lusófona de Educação, 2009, 13, 123-134.

FERNANDES, Claudia. Avaliação sempre envolve uma concepção de mundo. Revista Criança, n. 41, p. 9-11, nov. 2008.

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FREITAS, Luiz Carlos de. Avaliação: para além da ´forma-escola´. Educação: Teoria e Prática - v. 20, n. 35, p. 89-99, jul - dez, 2010.

FREITAS, Luiz Carlos de. [et.al.] 4 ed. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2012.

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PACHECO, Dirceu Castilho. Cotidiano: o espaço do aprenderensinar. In: AZEVEDO, Joanir Gomes, ALVES, Neila Guimarães (org). Formação de Professores: possiblidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DPetA, 2004, p. 43-58.