UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Fundamentos da Pedagogia Waldorf
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17322
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A VIDA DIVIDIDA EM SETêNIOS: PRINCIPIOS NORTEADORES PARA A PRáTICA PEDAGóGICA (0-7 ANOS - PRIMEIRA INFâNCIA ´O MUNDO é BOM´. 7-14 ANOS - ENSINO FUNDAMENTAL ´O MUNDO é BELO´ E 14-21 ANOS E ENSINO MéDIO ´O MUNDO é VERDADEIRO´); OS QUATRO TEMPERAMENTOS: UMA VISãO RENOVADA PARA O COTIDIANO ESCOLAR; CURRíCULO WALDORF; A FILOSOFIA DA LIBERDADE; INICIATIVAS WALDORFS PELO MUNDO.

OBJETIVO(S):

APRESENTAR UMA VISãO GERAL DA ANTROPOSOFIA E SUA VISãO DE SER HUMANO. APRESENTAR AS BASES DA PEDAGOGIA WALDORF. CONSTRUIR UM PANORAMA DA PRESENçA DA PEDAGOGIA WALDORF PELO MUNDO NESTE UM SéCULO DE EXISTêNCIA. APRESENTAR A BIOGRAFIA DO SEU FUNDADOR RUDOLF STEINER E O DESDOBRAMENTO DO SEU PENSAMENTO EM OUTRAS áREAS DO CONHECIMENTO.


BIBLIOGRAFIA:

RICHTER, TOBIAS. ´OBJETIVO PEDAGóGICO E METAS DE ENSINO DE UMA ESCOLA WALDORF´.

LANZ, R. ´A PEDAGOGIA WALDOR: CAMINHO PARA UM ENSINO HUMANO´

BACHEGA, CESAR. ´PEDAGOGIA WALDORF: UM OLHAR DIFERENTE PARA A EDUCAçãO´.

SHOOREL, EDMOND. ´OS PRIMEIROS SETE ANOS: FISIOLOGIA DA INFâNCIA´

STEINER, RUDOLF ´A PRáTICA PEDAGóGICA SEGUNDO O CONHECIMENTO CIENTíFICO-ESPIRITUAL DO HOMEM´.