UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Ensino de Geografia Adaptado a Alunos com Deficiência Visual
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17319
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1115
Laboratório1 1 15
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

1) HISTóRICO DA EDUCAçãO ESPECIAL NO MUNDO E NO BRASIL: DA RECLUSãO à INCLUSãO DE PESSOAS COM DEFICIêNCIA;

2) A DEFICIêNCIA VISUAL: CEGUEIRA E BAIXA VISãO;

3) O SISTEMA BRAILLE: ORIGEM E DISSEMINAçãO PELO MUNDO;

4) O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIêNCIA VISUAL;

5) ADAPTAçãO DE LIVROS DIDáTICOS E PARADIDáTICOS DE GEOGRAFIA PARA O SISTEMA BRAILLE;

6) A AUDIODESCRIçãO APLICADA AO ENSINO;

7) PROCESSO DE PRODUçãO DE AUDIOLIVROS COMO RECURSO DIDáTICO;

8) A PERSPECTIVAS DAS PRáTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIêNCIA VISUAL.



OBJETIVO(S):

A) ENTENDER OS PRESSUPOSTOS DA EDUCAçãO INCLUSIVA;

B) COMPREENDER AS PRINCIPAIS DEMANDAS E DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIêNCIA VISUAL;

C) CONHECER OS PRINCIPAIS RECURSOS TáTEIS E AUDITIVOS UTILIZADOS NA PRODUçãO DE MATERIAL DIDáTICO ADAPTADO AO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIêNCIA VISUAL.




BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, D. C. S.; ARRUDA, L. M. S.; MIOTTO, A. C. F. Prática de Ensino em Geografia no contexto do curso de qualificação de professores na área da deficiência visual. Revista Benjamin Constante, Rio de Janeiro, n. 48, p.31-40, 2011.

ARAUJO, S. M. D. Elementos para se pensar à Educação dos Indivíduos Cegos no Brasil: A História do Instituto Benjamin Constant. 1993.111f. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro. UERJ, 1993.

ARRUDA, L. M. S. O ensino de Geografia para alunos com deficiência visual: novas metodologias para abordar o conceito de paisagem. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2014.

CAMPOS, M. C. O ensino de cartografia para alunos com deficiência visual. Geografia, Ensino et Pesquisa. N. 1, vol. 20. ISSN: 2236-4994, 2016.

CERQUEIRA, J. B.; LEMOS, E. R. O sistema Braille no Brasil. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 2, p. 13-17. Rio de Janeiro: IBCENTRO/MEC, 1996.

LOCH, R. E. N. Cartografia Tátil: Mapas para deficientes visuais. Portal da Cartografia. Londrina, v. 1, n. 1, maio/ago., p. 35-58, 2008. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/index.php/portalcartografia

ROSSI, D. Deficiência Visual: desafios para o ensino especial e a geografia em sala de aula. IN: REGO, N.; SUERTEGARA y, D. M.; HEIDRICH, A. L. Geografia e Educação: geração de ambiências. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFGS, p. 57-65, 2000.

SENA, C. C. R. G. e CARMO, W. R. Uso de Maquetes no Ensino de Conceitos de Geografia Física para Deficientes Visuais. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. São Paulo, 2005.

VALDEGER, C. A. Geotecnologias Digitais no Ensino: integração ensino, pesquisa e extensão. In: IX Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia e V Colóquio Cartografia para Crianças e Escolares, 2007, Niterói - RJ.