UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Geografia e Ensino
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17318
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A GEOGRAFIA COMO DISCIPLINA ACADêMICA - O NACIONALISMO PATRIóTICO EM QUESTãO. A BUSCA DE FUNDAMENTAçãO TEóRICA - PRINCIPAIS LINHAS. OBJETIVO PEDAGóGICO DO ENSINO DA GEOGRAFIA. GEOGRAFIA ESCOLAR, CONTEúDOS E OBJETIVOS. A GEOGRAFIA NO LIVRO DIDáTICO - O ENSINO DA GEOGRAFIA CRíTICA E A CRíTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA,

OBJETIVO(S):

COMPREENDER O PAPEL DA GEOGRAFIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR. ANALISAR A GEOGRAFIA PRESENTE NOS LIVROS DIDáTICOS E A QUE SE PRATICA EM SALA DE AULA, QUANTO à METODOLOGIA, à FORMA E OS CONTEúDOS COM QUE VêM SENDO APRESENTADAS.


BIBLIOGRAFIA:

RUA, João et all. - Para Ensinar Geografia. Rio de Janeiro. Ed. Access, 1993, 311p.

VESCENTINI, J. W. (org) - Geografia e Ensino. Campinas, Ed. Papirus, 1989, 201p.

VESCENTINI, J. W. - Para uma Geografia Crítica na Escola, São Paulo, Ed, ática, 1992, 135p.

RESENDE, Marcia Spyer. - A Geografia do Aluno Trabalhador. São Paulo, Ed. Loyola, 1986,, 181p.