UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Geografia V
CARGA HORÁRIA: 105 CRÉDITOS: 7 CÓDIGO: IGEOG04-17317
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio5 5 75
TOTAL 7 7 105

EMENTA:

MUSEU E A ESCOLA: FRONTEIRAS, MUROS E PONTES.

A CONSTRUçãO DA HISTóRIA E DA MEMóRIA E SUAS IMPLICAçõES NO ENSINO DE GEOGRAFIA.

OS MUSEUS NO BRASIL : PERíODOS, PROPOSTAS E CONCEITOS. DESAFIOS PARA SE ENTENDER O ESTADO E A NAçãO.

A HISTóRIA DOS PODEROSOS E A HISTóRIA DO POVO MIúDO.

GEOGRAFIA E O PENSAMENTO DECOLONIAL

MUSEUS DE CULTURA POPULAR E FOLCLORE.

MUSEUS NãO-HEGEMôNICOS E OS PONTOS DE CULTURA DO BRASIL.

IDEOLOGIAS GEOGRáFICAS E A MUSEOLOGIA. USOS E TéCNICAS: A ESCOLA E O MUSEU.

EDUCAçãO FORMAL E EDUCAçãO NãO FORMAL: LIMITES E FRONTEIRAS.

ESTUDOS DE CAMPO EM INSTITUIçõES AFINS.


OBJETIVO(S):

ESTE úLTIMO ESTáGIO BUSCA PREPARAR O FUTURO PROFESSOR PARA ATUAR NãO SOMENTE DENTRO MAS TAMBéM FORA DA SALA DE AULA DE GEOGRAFIA. PRETENDE DISCUTIR RECURSOS E ESTRATéGIAS DE UTILIZAR OS MUSEUS COMO CONJUNTOS DE DOCUMENTOS E DE MEMORIAS CAPAZES DE CONSTRUIR UM CONHECIMENTO SOBRE O MUNDO E SOBRE O LUGAR. CAPACITAR CRITICAMENTE O ALUNO PARA QUE ESSE SAIBA COMPREENDER OS DISCURSOS INTERNOS àS COLEçõES E àS PROPOSTAS MUSEOLóGICAS. COM ISSO ELE PODERá FAZER SUAS PRóPRIAS ESCOLHAS E RECORTES TEMáTICOS EM SUA FUTURA ATUAçãO DOCENTE.


BIBLIOGRAFIA:

LE GOFF, JACQUES ´HISTóRIA E MEMóRIA´ ED CO DAS LETRAS

WEINRICH, HARRALD ´ARTE E CRITICA DO ESQUECIMENTO´. ED CIVILIZAçãO BRASILEIRA

NOVAES, ADALTO ´TEMPO E HISTóRIA´ ED CO DAS LETRAS

CRESTANA, SILVERIO ´CENTROS E MUSEUS DE CIêNCIA: VISõES E EXPERIêNCIAS´. ED SARAIVA E ESTAçãO CIêNCIA - USP

ALMEIDA, ADRIANA ´DESAFIOS DA RELAçãO MUSEU-ESCOLA´. REVISTA COMUNICAçãO E EDUCAçãO DA ECA-USP SãO PAULO, (10) 50 A 56 SET/DEZ 1997

MARANDINO, MARTHA ´TRASPOSIçãO OU RECONTEXTUALIZAçãO: SOBRE A PRODUçãO DE SABERES NA EDUCAçãO EM MUSEUS DE CIêNCIAS´ REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAçãO. MAIO/AGO 2004 N26

MARANDINO, MARTHA (ORG) EDUCAçãO EM MUSEUS: MEDIAçãO EM FOCO

SAVIANI, DERMEVAL ´FORMAçãO DE PROFESSORES: ASPECTOS HISTóRICOS E TEóRICOS DO PROBLEMA NO CONTEXTO BRASILEIRO´REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAçãO. V.14 N40 JAN/ABRIL 2009.

ANDERSON, BENEDICT ´COMUNIDADES IMAGINADAS: REFLEXõES SOBRE A ORIGEM E A DIFUSãO DO NACIONALISMO´ED CO DAS LETRAS.

JACOBUCCI, DANIELA FRANCO ´CONTRIBUIçõES DOS ESPAçOS NAO FORMAIS DE EDUCAçãO PARA A FORMAçãO DA CULTURA CIENTíFICA´REVISTA EM EXTENSãO, UBERKLANDIA, V. 7 DE 2008

ABREU, MAURICIO ´SOBRE A MEMóRIA DAS CIDADES´REVISTA DA FACULDADE DE LETRAS - GEOGRAFIA 1. SERIE, VOL. XIV, PORTO, 1998. PP 77-97