UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Libras I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17315
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

As línguas de sinais/ As línguas orais-auditivas e as línguas viso-espaciais. Noções básicas de LIBRAS a partir de temas transversais e situações comunicativas (fonologia, morfologia, sintaxe): Formação de palavras; construção de sentenças simples. LIBRAS em prática: produção de diálogos.

OBJETIVO(S):

Desenvolver competência básica no uso de LIBRAS, em contextos interacionais imediatamente ligados à realidade sociocognitiva do surdo; reconhecer a LIBRAS como língua materna dos surdos; expandir e legitimar o uso de LIBRAS como língua legalizada no Brasil; Instrumentalizar/possibilitar que o graduado em Letras estabeleça comunicação básica com surdos a partir de temas transversais.


BIBLIOGRAFIA:

1. BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.

2. FELIPE, Tanya A.; MONTEIRO, Myrna. Libras em contexto. 7ed. Rio de Janeiro: WallPrint, 2008. 3. GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

4. QUADRO, Rocine Muller; KARNOPP. Lodenir B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

5. SACKS, Oliver W. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

6. SKLIAR, Carlos. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre Editos: Mediação, 1998.

7. SKLIAR, C. Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre, Mediação, 1999. V. 1 e 2.