UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Gestão Escolar
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17314
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Não informada.

OBJETIVO(S):

- Compreender as dimensões da gestão da escola pública em seus aspectos político, administrativo, pedagógico, jurídico e financeiro;

- Refletir sobre os princípios da gestão escolar democrática;

- Avaliar as possibilidades transformadoras da gestão escolar democrática, a partir da reflexão e da comparação sobre outros modelos de gestão (burocrática e gerencial);

- Considerar o planejamento participativo como mecanismo de gestão da escola pública e a atuação coletiva dos profissionais da educação e da comunidade nesse processo;

- Possibilitar o estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico, enquanto plano global das escolas públicas, a partir do princípio de democratização;

- Problematizar as relações de poder que ocorrem na escola a partir do cenário sócio-político brasileiro, tendo em vista suas implicações para o trabalho pedagógico;

- Identificar a especificidade das funções da gestão escolar nas relações escolares;

- Problematizar os diferentes modelos de gestão em disputa na atualidade (burocrático, gerencial)




BIBLIOGRAFIA:

GENTILI, Pablo e SILVA, Tomaz Tadeu da. Neoliberalismo, qualidade total e educação. 2º ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

GANDIN, Danilo. Escola e transformação social. 6º ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. 9º ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fátima Felix. Política e gestão da educação. 3º ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. - 17º ed., São Paulo: Cortez, 2012.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2016.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização. 22º ed., São Paulo: Liberdad Editora, 2012 - (Cadernos Pedagógicos do Libertad; v.1)

VEIGA, Ilma Passos; FONSECA, Marília (orgs.). A Dimensões do Projeto Político-Pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas, SP: Papirus, 2010 - (Coleção Magistérios: Formação e Trabalho Pedagógico)