UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Geografia IV
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: IGEOG04-17313
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio4 4 60
TOTAL 6 6 90

EMENTA:

FUNDAMENTOS TEóRICOS E METODOLóGICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA; SELEçãO DE CONTEúDOS, CONCEITOS E TEMAS NA EDUCAçãO GEOGRáFICA; PLANEJAMENTO, EXECUçãO E AVALIAçãO DO PLANEJAMENTO DE ENSINO EM GEOGRAFIA; ESTRATéGIAS E METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA DO ENSINO BáSICO; SELEçãO E ANáLISE DE MATERIAIS DIDáTICOS DE GEOGRAFIA.

OBJETIVO(S):

PROPORCIONAR AOS LICENCIANDOS A IMERSãO NAS PRáTICAS E SABERES DOCENTES VINCULADOS AO ENSINO DA GEOGRAFIA NA ESCOLA BáSICA

DESENVOLVER A AUTONOMIA DISCENTE NO TOCANTE à ELABORAçãO, SELEçãO E USO DE METODOLOGIAS E MATERIAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE PROPORCIONEM A CONSTRUçãO DO PENSAMENTO GEOGRáFICO DOS ALUNOS DO ENSINO BáSICO

COMPREENDER A IMPORTâNCIA DE ADEQUAR CONTEúDOS, LINGUAGENS E METODOLOGIAS à REALIDADE SOCIAL E ETáRIA DOS EDUCANDOS E àS FINALIDADES DA EDUCAçãO GEOGRáFICA



BIBLIOGRAFIA:

CALLAI, Helena C. A Formação do Profissional da Geografia O Professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

GOLLEDGE, R. G. The nature of geographic knowledge. In: Annals of the Association of American Geographers 92

(1):1-14. 2002.

GONZáLEZ, Xosé M.S. Didáctica de la Geografía. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1999.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

MORGAN, JOHN. What do we mean by thinking geographically? In: LAMBERT, David e JONES, Mark (orgs). Debates in Geography Education. New York: Routledge, 2013. pp.273-281.

PASSINI, E. Y. et al. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2010.

PINHEIRO, A. C. Dilemas da formação do professor de Geografia no ensino superior. Goiânia: Vieira, 2006.

PIMENTA, Selma G. e LIMA, Maria do S. Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

ROSA, Dalva E. G. e SOUZA, Vanilton C. (orgs). Didáticas e Práticas de Ensino - Interfaces com diferentes saberes lugares formativos. Rio de Janeiro: DPetA, 2002. p 102-138.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, setdez. 2007.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.